Os madeirenses do CAB venceram ontem a batalha insular frente aos açorianos do Lusitânia por 83-75 e seguiram para as meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol.
A formação do Funchal vai agora defrontar, no sábado, o Galitos do Barreiro, num duelo que se antevê bastante equilibrado e emotivo.
Após uns primeiros dez minutos muito equilibrados, o CAB arrancou para o triunfo no segundo período, através de um ótimo aproveitamento do seu ‘tiro’ exterior, aspeto em brilharam os extremos Alex Marzette e Fábio Lima, os jogadores que desmontaram por completo a defesa zona da equipa açoriana.
A formação madeirense acabou a primeira parte com uma razoável percentagem de concretização de triplos – sete convertidos em 16 tentativas (43,8%), deixando o técnico açoriano, Luís Brasil, à beira de um ataque de nervos.
Apesar dos 16 pontos de vantagem registados ao intervalo (46-30), o Lusitânia entrou na segunda parte a ‘todo o gás’ com o óbvio objetivo de mudar o rumo dos acontecimentos. Os jogadores açorianos somaram um parcial de 12-0.
À entrada para o último período a partida estava igualada (58-58) e o triunfo poderia cair para qualquer conjunto. Mas o último fôlego dos atletas madeirenses acabou por garantir o sucesso e a presença nas meias-finais, destacando-se a atuação do extremo internacional luso Fábio Lima, o mais valioso com um ‘duplo-duplo’ (27 pontos e 11 ressaltos).
Esta sexta-feira cumprem-se mais dois jogos dos quartos de final, os quais opõem o Illiabum ao Benfica e a Oliveirense ao Vitória de Guimarães.
LUSA