Viajando a partir de Cádis, Espanha, o Seven Seas Voyager entrou no Porto do Funchal pelas 6:30 horas para uma escala de 10 horas, agenciada pela JFM Shipping.
O navio, que segue às 16:00 horas para Santa Cruz de La Palma, Canárias, está a realizar um cruzeiro de 10 dias, que começou a 29 de novembro em Barcelona (Espanha) e termina a 9 de dezembro, em Lisboa. O Funchal é a segunda paragem da viagem, seguindo-se La Palma, Gran Canaria e Lanzarote (todos em Canárias), Portimão e por fim Lisboa.
No Porto do Funchal já estavam o Marella Explorer 2 e o AIDAbella. O Explorer 2 está a realizar um cruzeiro de uma semana na rota da Cruise Atlantic Islands, entre as ilhas Canárias e a Madeira. Está a navegar com 1.742 passageiros e 746 tripulantes, e prossegue viagem às 14:00 horas, em direção a Santa Cruz de la Palma. É uma escala da Agência Ferraz.
O AIDABella fica até às 18:00 horas no Cais 6. Está com 2.051 passageiros e 617 tripulantes a bordo, e na ponta final de uma viagem de 12 dias por Canárias, Marrocos e Madeira. A escala é da responsabilidade da Blatas, e o navio segue para Furteventura, onde termina a viagem, na próxima sexta-feira.
Também na cidade, está o veleiro Santa Maria Manuela, que entrou esta manhã vindo de Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Numa escala da transinsular, está a transportar 23 pessoas (nove passageiros e 14 tripulantes), e parte às 18:00 horas para Santa Cruz de La Palma.
O mega-iate Spirit, agenciado pela JFM Shipping, com 14 tripulantes, e o veleiro escola norueguês Christian Radich, com72 pessoas a bordo, são outras visitas do Porto do Funchal. O primeiro parte na madrugada de quinta-feira para as Antilhas Holandesas, e o segundo fica até sexta-feira, altura em que segue para Santa Cruz de Tenerife.