De acordo com o Comando Regional da PSP da Madeira, a patrulha foi acionada na sequência da tentativa de furto e, após realizar diligências nas imediações, conseguiu intercetar dois suspeitos — uma mulher de 47 anos e um homem de 38 anos — que transportavam diversos objetos cuja proveniência não souberam justificar.
Entre os bens apreendidos contam-se 13 relógios de pulso de várias marcas, 12 colares, 30 anéis (nove dos quais dourados com pedras), 32 brincos, oito broches e alfinetes de senhora, seis braceletes, um alfinete de gravata, uma peça de bijuteria em forma de Galo de Barcelos e dois sinos dourados. Foram ainda encontradas várias moedas de coleção alusivas à “Batalha de Ourique (1139-1140)”, “Arte Namban (1543-1639)”, “Colombo e Portugal”, “Elizabeth II” e “Tratado de Tordesilhas”.
Embora nenhum destes artigos pertença à residência alvo da tentativa de furto, os suspeitos não conseguiram comprovar a sua posse, levando à apreensão dos objetos por suspeita de proveniência ilícita.
A PSP informou que o material será agora alvo de investigação para identificar os legítimos proprietários.