“Todos os anos são limpos um total de 150 quilómetros”, afirmou Susana Prada, que acompanhou o início dos trabalhos na rede viária florestal na freguesia de São Jorge, no concelho de Santana, no norte da ilha da Madeira.
Os trabalhos de limpeza estão a decorrer no caminho florestal que liga a Achada do Vigário ao miradouro do Cabeço das Voltas, tendo a governante madeirense destacado que “estas limpezas se fazem durante todo o ano e todos os anos”.
A responsável ainda mencionou que, neste momento, estão a ser beneficiados 7.500 metros de caminho florestal na freguesia de São Jorge.
Susana Prada destacou que “esta intervenção tem o objetivo de proteger as pessoas e bens com a melhoria das condições de vigilância e combate a incêndios”.
Ainda argumentou que estes trabalhos “visam, em primeiro lugar, retirar as invasoras altamente combustíveis, e compartimentar o espaço florestal, com a criação de aceiros”.
Esta intervenção vem igualmente “melhorar os acessos das viaturas de vigilância e combate a incêndios e a melhoria do acesso à Torre de Vigilância do Cabeço das Voltas, que está a ser recuperada”.
C/LUSA