Uma empresa pirotécnica da África do Sul foi escolhida este ano pelo público da Madeira como vencedora do concurso internacional piromusical integrado no Festival do Atlântico, anunciou no sábado o Governo Regional.
A nota divulgada pela secretaria regional do Turismo e Cultura madeirense refere que a empresa Fireworks, que apresentou o seu projeto no segundo sábado deste mês (16 de junho) foi o mais votado pelo público, de acordo com as preferências que foram depositadas numa tômbola.
O espetáculo, que conjugou a música com o fogo-de-artifício, escolhido pelo público teve como tema “Orgulho Africano”.
Por seu turno, o júri deu à África do Sul o segundo lugar, tendo considerado como vencedor o México que apresentou uma ‘Festa com Fogo’, um espetáculo que aconteceu no passado sábado, 23 de junho, tendo a Áustria, ficado em terceiro lugar.
A cerimónia de entrega de prémios ocorreu na noite de sábado, após a atuação da empresa portuguesa Macedo´s, que protagonizou o último espetáculo piromusical extraconcurso.
Estes espetáculos são o ponto alto do Festival do Atlântico, um cartaz que faz convergir grande número de pessoas para a marginal do Funchal para apreciarem o fogo-de-artifício lançado ao som de música durante 20 minutos em todos os sábados de junho.
O Governo Regional da Madeira investiu no festival deste ano cerca de 490 mil euros.
O festival incluiu animação musical e espetáculos de projeção em ecrã de água alusivos às Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas nos últimos dois fins de semana deste mês.
Também integrou o programa ao longo de todo o mês o Festival Raízes do Atlântico, cujo programa foi composto por seis concertos e contou com atuações de artistas de Cuba, Cabo Verde e Brasil, além da XXIX edição da Feira do Pão Regional e a Semana das Artes.
C/LUSA