O programa inclui “Cais de Embarque", Concerto para Tuba e Orquestra, Sinfonia nº5 – "Sinfonia dos Dias Ímpares", "Abertura para o Gil" e cenas do bailado da ópera "Orquídea Branca", em exclusivo para a Orquestra Clássica da Madeira, que será dirigida pelo compositor.
De acordo com a Associação Notas e Sinfonias do Atlântico (ANSA), o concerto também marca a estreia do solista Miguel Canada, que foi laureado com o primeiro prémio Nível Superior Solista da última edição do Concurso Jovens Músicos da RTP/Antena2.
Segundo a direção artística da orquestra, esta programação tem “objetivos vários”, com "propostas artísticas ousadas e diferenciadas", entre os quais dar “espaço à literatura musical de criação recente de um compositor que é tocado internacionalmente" e o "reconhecimento e suporte a um jovem músico a quem se augura um futuro promissor".
A orquestra destaca ainda, “na ótica da relação entre a música e a natureza, a paisagem proposta para este concerto, inspirada na imagem do mar da Calheta (Vista Paul da Serra)”, na Região Autónoma da Madeira.
C/ LUSA