Numa resolução hoje publicada no Jornal Oficial da Região determina-se a reestruturação de estabelecimentos de ensino e educação de três infantários que são integrados em três escolas do primeiro ciclo com pré-escolar da região.
Contactado pela Lusa, o secretário regional, Jorge Carvalho, explicou que a "os infantários ‘O Sapatinho’, ‘O Barquinho’ e ‘A Palmeira’ eram os únicos infantários públicos que não estavam integrados na rede regional de escolas de 1.º ciclo" e que tal agregação irá permitir, aos pais, pagar menos pelas mensalidades.
"Com esta medida, as referidas famílias passam a dispor de mensalidades consideravelmente mais baixas comparativamente às que pagavam até agora, graças aos ganhos de escala que as fusões permitem", explicou.
A fusão agora determinada cumpre, por um lado, "o objetivo da reorganização da rede, e, por outro, assegura que as famílias utentes dos mesmos passem a pagar o valor das mensalidades aplicadas nos infantários que já tinham sido integrados nas escolas de 1.º ciclo", disse.
De acordo com a portaria, o Infantário "O Sapatinho" funde-se com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Tanque (Santo António, Funchal), passando a designar-se como Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche de Santo Amaro.
O Infantário "O Barquinho" funde-se com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar Eng.º Luís Santos Costa, passando a designar-se como Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa (Funchal).
Por último, o Infantário "A Palmeira" funde-se com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de Santa Cruz, passando a designar-se como Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche de Santa Cruz.
Os trabalhadores não docentes, de acordo com a portaria, "transitam para o mapa de pessoal das respetivas áreas escolares" e os docentes serão redistribuídos.