Em comunicado, o executivo comunitário explica que esta contribuição inclui o financiamento trienal (2021-2024) da União Europeia para a UNRWA, no montante de 246 milhões de euros, a que se junta uma ajuda financeira de 15 milhões de euros, ao abrigo do mecanismo alimentar e de resiliência, “para fazer face à insegurança alimentar e mitigar o impacto da guerra na Ucrânia”.
“A UE, enquanto parceiro de longo prazo da UNRWA, está empenhada em continuar com o apoio político e financeiro às suas atividades. A UNRWA continua a ser crucial para fornecer a proteção necessária e os serviços essenciais aos refugiados palestinianos, apoiando a paz e a estabilidade na região”, comentou o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell.
Por seu lado, o comissário responsável pela Política de Vizinhança, sublinhou que a UE continua a ser “um parceiro fiável e previsível e um dos principais doadores da UNRWA” e comentou que “outros [atores] precisam de se juntar à UE para fornecer um financiamento plurianual previsível” à agência da ONU, que “desempenha um papel estabilizador na região”.
A União Europeia e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente têm já desde 1971 uma parceria estratégica, cujo 50.º aniversário foi celebrado no ano passado.