O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, disse hoje, na apresentação da "Semana Regional das Artes", que os últimos 40 anos da autonomia da Madeira são uma história de "sucesso" e "vanguardismo".
"Os 40 anos da nossa história coletiva, em que soubemos realizar profundas transformações económicas, sociais, políticas e culturais, são uma história de sucesso, de vanguardismo, de valorização da cultura e da educação", defendeu, na conferência de imprensa destinada a divulgar a "Semana Regional das Artes", entre segunda-feira e o dia 21, que, este ano, integra as comemorações dos 40 anos de autonomia da Madeira.
A "Semana Regional das Artes 2016", promovida pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) da Direção Regional de Educação e produzida pela Associação Regional de Educação Artística, integra este ano também o programa do Festival do Atlântico, que termina no final deste mês.
Esta Semana compreende momentos diversificados de práticas artísticas (expressão dramática/teatro, dança, música, artes plásticas) desenvolvidas por cerca de 4.000 crianças e jovens e que animarão a baixa da cidade do Funchal.
A Semana termina no dia 21 com o V Festival da Canção Juvenis da Madeira.
Na conferência de imprensa foi igualmente apresentado o Hino para os 40 anos da autonomia, intitulado "Celebrar a Autonomia", com letra de Rui Silva e música de João Caldeira.