A taxa de conclusão do ensino básico, na Região Autónoma da Madeira, situa-se atualmente em 91%, enquanto a taxa do ensino secundário é de 72%, revelou hoje, no Funchal, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.
O governante lembrou que, no ano letivo de 2010/2011, a taxa de conclusão do ensino básico foi de 81% e a do secundário se cifrou em 60%.
"Pelo lado oposto, verificamos que o abandono escolar tem vindo a diminuir significativamente", realçou Jorge Carvalho, durante a apresentação pública do Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira – 2015, na Escola Secundária de Francisco Franco.
O documento esclarece que, em 2015, o total de alunos na região autónoma era de 47.299, dos quais 9.141 frequentavam o ensino privado e 3.336 cursos profissionais.
Os professores eram 6.520, dos quais 647 estavam afetos ao ensino privado.
Por outro lado, foram contabilizados 3.744 funcionários não docentes.
O Anuário de 2015 é a primeira publicação produzida pelo Observatório da Educação da Madeira a ser reconhecida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), facto que o secretário regional destacou, considerando a necessidade de assentar as decisões políticas numa base estatística "credível e sustentada".
"O Anuário permite-nos ficar com uma ideia daquilo que é a nossa realidade e é a partir dessa realidade que, depois, devemos procurar encontrar as metodologias e as soluções para continuarmos no caminho em busca do sucesso, que nos leve ao progresso e ao desenvolvimento", disse.
A apresentação do Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira – 2015 está inserida nas comemorações do Dia Mundial da Estatística, bem como do Dia Europeu da Estatística, que hoje se assinala.
C/Lusa