No sábado, 17 de março, o número registado foi também muito positivo, atingindo um total de 35 colheitas de sangue, um número considerado muito bom em comparação com os números registados nos últimos dias.
O objetivo é manter estes números, ou pelo menos, acima das 30 dádivas diárias. Só com este ritmo diário, é que é possível repor as reservas que, tal como foi noticiado, no dia 16 de março, estão abaixo dos valores mínimos.
O SESARAM apelou à dádiva de sangue e a população mobilizou-se em força para a realização da sua dádiva anónima, voluntária e benévola de sangue. O resultado foi um aumento exponencial do número de dádivas, registando valores históricos na atividade diária do Serviço de Sangue.
Entre os vários dadores que aderiram ao apelo, foi destacada a presença do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, do Presidente da Delegação Regional da Ordem dos Médicos, António Pedro Freitas e de profissionais da comunicação social, Tânia Spínola, que contribuíram com a sua dádiva de sangue para salvar vidas.
O Serviço de Saúde da Região fez um agradecimento especial, também, aos órgãos de comunicação social da RAM, em especial à RTP Madeira, que se associou à promoção da dádiva de sangue, nomeadamente através da dinamização de uma campanha interna junto dos profissionais da RTP Madeira.
Recorde-se que a par das ações junto da comunidade, está, também, a ser dinamizada uma campanha promocional para a dádiva de sangue junto dos profissionais do SESARAM, com o principal objetivo de angariar e fidelizar novos dadores de sangue, contribuindo assim para o processo de renovação dos dadores na RAM.
A manter-se este nível de adesão nos próximos dias, o SESARAM acredita que voltará aos níveis desejáveis de recolhas de sangue para assegurar a autossuficiência e, consequentemente, fazer face às necessidades diárias.
As dádivas de sangue são imprescindíveis para o Serviço de Saúde da RAM e o papel dos dadores de sangue é inestimável para os utentes que são acompanhados diariamente nas Unidades de Saúde.
Os cidadãos podem efetuar a sua dádiva de sangue de segunda a sábado, no período da manhã, no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no horário compreendido entre as 08h:30 e as 13h:00.