A visita inesperada foi confirmada num comunicado, que adianta que Zelensky vai atualizar Sunak sobre o resultado dos encontros com os líderes de Itália, Alemanha e França nos últimos dias.
O encontro terá lugar na residência de campo do primeiro-ministro britânico em Chequers Court, nos arredores de Londres.
Antecipando um período de intensificação da atividade militar devido à esperada contraofensiva ucraniana, Sunak vai prometer entregar nos próximos meses centenas de mísseis de defesa aérea e sistemas aéreos não tripulados, incluindo drones com um alcance superior a 200 quilómetros.
"Este é um momento crucial na resistência da Ucrânia a uma terrível guerra de agressão que não escolheu nem provocou. A Ucrânia precisa do apoio sustentado da comunidade internacional para se defender contra a série de ataques implacáveis e indiscriminados que têm sido a sua realidade quotidiana há mais de um ano”, justificou.
Na semana passada, o Reino Unido tornou-se no primeiro país a fornecer mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow à Ucrânia, permitindo o ataque longe das linhas de combate.