No âmbito de um protocolo estabelecido entre o Governo Regional e a Fundação Altice, foram entregues, através da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas (DAAT) da Direção Regional da Educação, computadores portáteis, ‘tablets’, ‘software’ para a área neuromotora, cognitiva e da fala, ‘software’ para a área da baixa visão, ‘kits’ de livros e atividades em ‘braille’, áudio, símbolos pictográficos e negro ampliado, entre outros.
O projeto “Todos Podem Ler”, iniciado em 2010, apoia bibliotecas escolares, criando e divulgando livros em formatos acessíveis.
Graça Faria, da DAAT, explicou à comunicação social que a iniciativa consiste em “criar livros digitais e livros físicos para entregar às bibliotecas escolares – livros que são acessíveis a crianças e a pessoas com necessidades especiais, pessoas cegas, alunos surdos, alunos que não sabem ler porque têm livros só com símbolos ou desenhos, e pessoas com baixa visão".
O projeto tem, desde 2015, o apoio da Fundação Altice, sendo anualmente entregues às bibliotecas "um ‘tablet’ e um computador só para os livros digitais e acessíveis".
"Além disso, se as escolas solicitarem, são fornecidos para as bibliotecas produtos de apoio como ratos adaptados, um ‘software’ para alunos cegos para poder ler o ecrã, teclados para alunos com baixa visão ou mesmo para aqueles alunos que não conseguem usar as mãos", acrescentou Graça Faria.
A esta iniciativa aderiram 20 estabelecimentos de ensino da Região, 16 dos quais já receberam equipamento.
Este ano, o último desta fase, foram contempladas a EB1/PE do Estreito da Calheta, a EBS/PE/C do Porto Moniz, a EB1/PE de São Gonçalo e a EB1/PE do Arieiro e Lombada – Funchal, que hoje receberam o equipamento.