Estas ocorrências surgiram na sequência de partilha de informações pelo dispositivo regional da PSP, alertando para a existência de um mandado de detenção para cumprimento de pena efetiva de prisão pelo crime de furto qualificado. Os polícias verificaram que o cidadão sob o qual pendia o mandado encontrava-se em Porto Santo, tendo procedido à sua localização e detenção.
Após esta abordagem, o detido solicitou a deslocação até à sua residência, para recolher os seus pertences dado que iria ser transportado ao Estabelecimento Prisional da Cancela (EPF). Já no interior da residência, a escolta policial verificou a existência de 97 doses de “Haxixe” numa mesa da sala de estar, vindo a apurar que a mesma pertencia a um jovem de 19 anos que não se encontrava presente. Após diligências pela cidade, o mesmo foi localizado e detido, sendo ainda possível apreender-lhe 1.670 euros, supostamente provenientes da venda de droga.
A apresentação a 1.º interrogatório judicial do detido por tráfico levou à aplicação da medida de coação de Termo de Identidade e Residência, desenvolvendo-se agora o subsequente inquérito.
O detido por furto qualificado, sob o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de 2 anos e 6 meses de prisão foi transportado ao Estabelecimento Prisional do Funchal.