Esta é uma iniciativa denominada "Natal na Praça" que vai na terceira edição e visa "dinamizar o mercado em termos comerciais, dando visibilidade a variadas marcas e a pequenos empreendedores regionais, e multiplicando a oferta à população", informa uma nota divulgada hoje pela autarquia.
Na mesma informação, o presidente do município do Funchal, Paulo Cafôfo, sublinha que "a adesão nos últimos dois anos foi notável, com o evento a ter, em diversos picos horários ao domingo, verdadeiras casas cheias".
O autarca realça que "o Funchal vive esta quadra de uma forma especial e o entusiasmo de locais e turistas para com este mercado de Natal tem sido incontornável", considerando que "esta é uma reedição obrigatória".
Assim, nos primeiros três domingos deste mês vão realizar-se feiras temáticas naquele espaço, que antecedem "o ponto mais alto da quadra natalícia na cidade" que é a Noite do Mercado, um dos maiores e mais acarinhados cartazes do Natal madeirense, que conta com a participação de milhares de madeirenses e visitantes, servindo a Praça do Peixe para o entoar dos Cânticos de Natal.
No próximo domingo terá lugar a primeira feira dedicada à decoração, acessórios e moda, que vai contar com 35 parceiros, sendo a programada para 10 de dezembro destinada à apresentação de ‘iguarias do Natal madeirense’.
A última, a 17 de dezembro, será uma mostra com artesanato, alfarrabismo, velharias e gastronomia, na qual vão estar representados 35 parceiros.
No conjunto, vão estar mais de uma centena de pequenos comerciantes locais neste evento que "torna a Praça do Peixe um palco particularmente carismático desta época".
Paulo Cafôfo aproveitou a informação hoje divulgada para realçar que "os mercados municipais foram (…) uma aposta incontornável dentro da estratégia de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal e a adesão do público é a resposta mais importante" para a autarquia.
O autarca salientou, também, "o melhoramento das infraestruturas e a requalificação da oferta do mercado, sem nunca perder a identidade", considerando que "o calendário de eventos e as múltiplas ações de promoção vieram agregar vontades, dando espaço a quem quer vender e oportunidade a quem (…) vem comprar".
Nesta quadra, a Câmara do Funchal também vai promover na Praça do Município, em frente ao edifício da autarquia, uma "Aldeia Natal", dedicada às crianças.
LUSA