Sociedade

Sismo sentido perto da Pampilhosa da Serra descrito como uma bomba
O sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter registado hoje perto da Pampilhosa da Serra (Coimbra) foi descrito "como uma bomba" e causou "susto e alarido", disse à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Céu pouco nublado nas vertentes sul até meio da tarde
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul até meio da tarde. Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, em especial nas terras altas e a partir da tarde. Vento em geral fraco (até 20 km/h), predominando de noroeste.

Euromilhões com jackpot no valor de 53 milhões de euros
A chave do Euromilhões desta sexta-feira, 16 de junho de 2023, é composta pelos números 7, 26, 34, 41, 44, e pelas estrelas 9 e 11.

Calheta prepara primeira noite de festas
Todos os caminhos vão dar hoje à Calheta. Porque há dois concertos para assistir, numa noite de animação prometida. Os preparativos já começaram...

Impacto das visitas dos emigrantes portugueses ao país (vídeo)
A Universidade do Minho está a efetuar um estudo para determinar o impacto das visitas dos emigrantes portugueses ao País. O tema foi objeto de análise no segundo dia do evento "Portugal Positivo" que decorre no Colégio dos Jesuítas.

NRP Sagres inicia viagem com rumo à América do Sul
O Navio-Escola Sagres irá largar no próximo domingo, dia 18 de junho, da Base Naval de Lisboa, para iniciar uma viagem que irá durar até ao final de setembro, numa cerimónia que contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo.

Francisco Franco é a escola da Região mais bem posicionada (vídeo)
A Escola Francisco Franco é a escola da Região mais bem posicionada no ranking de escolas secundárias do Ministério de Educação, com base nas notas dos exames nacionais. O estabelecimento de ensino ocupa a posição 150 na tabela.

Instagram, WhatsApp e Facebook em baixo
Utilizadores de todo o mundo estão a reportar falhas no Instagram, no WhatsApp e no Facebook no final da tarde desta sexta-feira. Os problemas estão relacionados com a publicação de conteúdos nestas plataformas e com o envio de imagens, mensagens de voz e ‘stickers’. Em Portugal, de acordo com o site Downdetector, as regiões que estão a reportar maiores dificuldades nestas aplicações são Lisboa, Porto e Braga. Os problemas, segundo o mesmo site, começaram por volta das 19:30 desta sexta-feira.

Liga Portuguesa contra o Cancro com nova loja (vídeo)
O núcleo regional da Liga Portuguesa contra o Cancro tem uma nova loja solidária, no Funchal. O espaço é mais uma forma de angariar donativos, que são a única fonte de receita da liga.

C`azoada a abrir o Festival Raízes do Atlântico (vídeo)
O Festival Raízes do Atlântico arrancou esta quinta-feira com casa cheia na Praça do Povo. Os C'azoada abriram o evento com sons madeirenses.

Diocese do Funchal precisava de mais 30 sacerdotes (vídeo)
A Diocese do Funchal precisava de mais 30 sacerdotes. O número é do Bispo do Funchal, que hoje presidiu, no Paul do Mar ao Dia do Clero. Um dia em que o povo é chamado a rezar pela santificação dos sacerdotes

Alunos consideraram prova de matemática acessível (vídeo)
Mais de 2 mil e 400 alunos do nono ano fizeram hoje a prova final de matemática. De forma geral, os estudantes consideram que o exame foi acessível.

Liga Contra o Cancro tem nova loja solidária permanente na Madeira (áudio)
A partir de hoje, o núcleo regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro passa a ter em funcionamento permanente uma loja solidária, no Funchal. O espaço é mais uma forma de angariar fundos para a associação. No novo espaço, situado na Rua das Hortas, será possível comprar vários materiais da liga por um valor simbólico. O espaço vai estar aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, com encerramento para almoço entre as 13h00 e as 14h00.

Região pretende incluir CINM nas negociações do próximo regime de apoios fiscais (áudio)
A Região pretende incluir, nas negociações do próximo regime de apoios fiscais ao Centro Internacional de Negócios da Madeira, benefícios para as empresas que cumpram boas práticas ambientais. O desafio foi assumido pelo presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, Roy Garibaldi. Um objetivo que é partilhado pelo secretário regional das Finanças, que pede que também as empresas do registo internacional de navios promovam a defesa do ambiente.

Porto Santo com grande procura para as festas de São João (áudio)
Há uma grande procura pelo Porto Santo para as festas de São João. O navio Lobo Marinho vai transportar numa semana cerca de 12 mil pessoas. No dia 23 de junho há duas viagens extraordinárias, uma ligação entre o Funchal e o Porto Santo, às 8h00 e a viagem de regresso às 11h30.

TVDE quer aumento do número de viaturas descaracterizadas na Região (áudio)
Os motoristas de TVDE querem um aumento do número de viaturas descaracterizadas ao serviço na Madeira. Os atuais 40 carros são considerados insuficientes para a procura. Os motoristas reuniram-se com a plataforma Bolt e vão pedir reuniões ao Presidente do Governo Regional e ao secretário de Economia para tentar aumentar os limites, indica Valter Pereira, representante na Madeira da Associação Movimento TVDE. O pedido de aumento em mais 20 carros tem o apoio da Bolt e da Uber, que admite, neste cenário, voltar à Madeira, adianta Valter Pereira.

Diversos edifícios vão ser obrigados a ter para-raios (áudio)
Diversos edifícios novos e outros já existentes vão ser obrigados a ter para-raios. Os equipamentos devem ser instalados até ao fim do ano. Em causa está o cumprimento da nova Lei.

Número de óbitos baixou 16,3% em abril relativamente ao mês homólogo
Em abril de 2023, foram averbados na Região Autónoma da Madeira (RAM) 231 óbitos, valor inferior ao observado em abril de 2022 (menos 45 óbitos; -16,3%). Nos quatro primeiros meses do ano, registaram-se 994 óbitos, menos 138 do que no período homólogo (-12,2%).

Canábis é a droga mais usada na Europa e opiáceos estão em crescimento
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida na Europa e a cocaína o estimulante de maior uso, enquanto os consumos de opiáceos, em decréscimo desde o século passado, parecem estar a aumentar, refere um relatório europeu.