A população residente em Portugal voltou a aumentar no ano passado, pelo quinto ano consecutivo, sobretudo devido ao crescimento migratório, segundo as estatísticas demográficas referentes a 2023, publicadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em setembro de 2024, foram averbados na Região Autónoma da Madeira (RAM) 220 óbitos, valor ligeiramente inferior ao observado em setembro de 2023 (menos 1 óbito; -0,5%). De janeiro a setembro, registaram-se 1 950 óbitos, menos 160 do que no período homólogo (-7,6%).
O observatório já realiza observações e filmagens com um veículo de superfície não tripulado até 300 metros de profundidade.
A forte precipitação em toda a Madeira justifica um aviso laranja do IPMA, entre as 21h00 de hoje e as 9h00 de amanhã.
Na rubrica 'Madeirenses como Nós', hoje conhecemos Clara Nóbrega, futebolista de 21 anos, que há quatro meses trocou o Marítimo por um clube da terceira divisão italiana.
O secretário regional da Saúde considera que não se justifica uma medida de exceção para admitir mais enfermeiros para o hospital João de Almada. A exigência foi do presidente do Sindicato dos Enfermeiros, que deu conta da falta de profissionais na unidade de internamento de longa duração.
O Governo vai avaliar os regimes da adoção e do acolhimento familiar, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que garantiu a gratuitidade na transição da ‘Creche Feliz’ para o pré-escolar.
O atum é a conserva mais produzida em Portugal, representando quase metade do total do setor de enlatados de peixe, mas é também a mais exportada, tendo representado 334 milhões de euros em 2023, e importada, segundo dados da ANICP.
A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje avisos de mau tempo e de vento forte no arquipélago da Madeira, até às 18:00 de sexta-feira, recomendando um conjunto de precauções à comunidade marítima e à população em geral.
A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (ADCF) – Garouta do Calhau – foi uma das 38 instituições que viu o seu trabalho social reconhecido, a nível nacional, pela “Fundação BPI La Caixa”, com o prémio “Seniores 2024”, no âmbito do projeto “Vínculos que Curam”.
O Diretor Clínico da Casa de Saúde São João de Deus admitiu, hoje, o fim dos internamentos compulsivos até dezembro deste ano, argumentando que com o valor baixo da diária "não é possível tratar dignamente as pessoas".
O evento contou com a participação de 300 crianças do Ensino Básico do Concelho de Câmara de Lobos.
"Criação em ebulição: quando a arte transmuta" é o tema desta oitava edição.
278 dos quais fazem hemodiálise, mas estima-se que o número de doentes renais seja bastante superior. A Região vai iniciar um estudo para saber qual a incidência da doença.
Vem aí chuva, vento, trovoada e granizo até domingo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso amarelo para precipitação forte, válido a partir das 18 horas de hoje até ao meio-dia de amanhã.
Este sindicato entende vai tomar posição através de um ofício enviado à Câmara do Funchal. A dirigente sindical, Maria José Afonseca, diz à Antena 1 que a haver prolongamento do horário, as horas extra têm e ser pagas.
A garantia é do endocrinologista Silvestre Abreu.
A partir de 1 de dezembro, ir ao médico convencionado no privado vai custar 60 euros, mais 5 euros do que atualmente.