A Justiça do Havai, nos EUA, recebeu uma ação coletiva que acusa a maior distribuidora de eletricidade do arquipélago, a Hawaiian Electric, de ter causado os incêndios que mataram 93 pessoas na ilha de Maui.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou ao homólogo norte-americano, Joe Biden, uma mensagem de condolências pelas trágicas consequências dos incêndios no Havai, que mataram 93 pessoas segundo o último balanço.
Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores vão estar hoje e terça-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na próxima segunda-feira, o Teleférico do Funchal vai estar a funcionar até à uma da manhã de terça e com preços especiais. Uma forma de assinalar o Arraial do Monte.
Bombeiros Sapadores de Santa Cruz combatem incêndio na zona do Portinho, no Caniço de Baixo. O incêndio decorre em zona de mato mas próximo a casas, logo acima da praia dos Reis Magos.
A maioria dos emigrantes venezuelanos que regressaram à Madeira, vieram por causa da crise que se vive naquele país da América do Sul. Muitos deles participam, ao longo de três dias, na festa luso venezuelana, que anima a marginal da Ribeira Brava
São agora 93 os mortos identificados na ilha de Maui, mas o balanço é ainda provisório. O governador do Estado diz que o número vai subir de forma significativa nos próximos dias.
Foram localizados com vida alguns lusodescendentes que estavam dados como desaparecidos. A informação foi avançada à RTP pelo Ministérios dos Negócios Estrangeiros, que não revela qualquer número e admite desconhecer o paradeiro de alguns outros descendentes de portugueses, a maior parte madeirenses e açorianos emigrados no final do século 19, princípio do século 20. Recorde-se que a cidade de Lahaina ficou praticamente reduzida a escombros.
Os padres madeirenses que participaram na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, consideram que os abusadores sexuais ligados à igreja devem ser tratados como qualquer outro criminoso. Declarações ao programa ‘Tema da semana’, onde se debateu o maior encontro do mundo de jovens católicos
A petição que contesta o nome da ponte ciclopedonal Cardeal Dom Manuel Clemente, entre Lisboa e Loures, já recolheu mais de 7.800 assinaturas e poderá ser debatida no plenário da Assembleia da República.
O 'Ocean Viking', o navio de salvamento da SOS Méditerranée, concluiu a maior operação da sua história. Foram salvos mais de 600 migrantes, em 15 casos separados, no decurso de 48 horas.
O Serviço Regional de Proteção Civil reativou esta tarde o estado de alerta especial "Amarelo" devido ao tempo quente que aumenta o risco de incêndio rural. Perante as atuais condições as equipas de combate a incêndios rurais afetas aos Corpos de Bombeiros da Região realizaram ao longo do dia ações de patrulhamento e vigilância aos pontos de observação com maior frequencia. Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolongou até às nove da noite do dia de amanhã o aviso laranja para o tempo quente na Costa Sul da Madeira.
Dois banhistas ficaram feridos esta tarde na praia do Seixal na sequência da forte ondulação que se faz sentir. Foram socorridos pelos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz que se deslocaram para o local com duas ambulâncias mas os meios de socorro tiveram grandes dificuldades em chegar ao local devido ao grande número de carros estacionados no acesso à praia. Os dois banhistas seguiram para o hospital com ferimentos ligeiros
O incêndio de Odemira, dado como dominado na quarta-feira, reativou-se ao início da tarde de hoje e está a ser combatido por 144 bombeiros, apoiados por 44 veículos e quatro meios aéreos, revelou a Proteção Civil.
O helicóptero da Proteção Civil procedeu ao resgate de uma turista checa, que se sentiu mal enquanto fazia uma caminhada entre o Pico do Areeiro e as Achadas do Teixeira. A mulher já foi resgatada e transportada para o hospital.
Alguns lusodescendentes que estavam desaparecidos nos incêndios na ilha de Maui já foram localizados e Portugal continua a acompanhar a situação no Havai, adiantou hoje o Governo.
Já estão abertas as inscrições para o segundo Encontro de Universitários Madeirenses, marcado para os dias 1 e 2 de Setembro no Museu da Eletricidade - Casa da Luz. A iniciativa é da Associação de Jovens Madeirenses Conectados, criada em 2021. A Associação quer pôr os estudantes do ensino superior a pensarem em soluções para alguns problemas para apresentá-las depois a quem governa.
Os confrades madeirenses levaram este fim de semana a Madeira ao XXI Capítulo da Confrérie Gastronomique du Cèpe de la Pointe du Médoc, em Soulac-Sur-Mer, na Região de Nova Aquitânia-França e ao Capítulo da Ordem da Cigala de Marín, em Vigo -Espanha.
Pelo menos 89 pessoas morreram nos incêndios que atingiram a ilha norte-americana de Maui, no arquipélago do Havai, segundo o novo balanço divulgado pelas autoridades locais no sábado.
A Madeira e o Porto Santo continuam hoje sob avisos laranja para o tempo quente. Avisos válidos até às 23 horas. Para hoje está previsto céu pouco nublado ou limpo. Vento por vezes forte nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e nas terras altas. Haverá novamente poeiras no ar. As temperaturas máximas são 32 graus para o Funchal e 28 para o Porto Santo