A Capitania do Porto do Funchal cancelou hoje o aviso de mau tempo para agitação marítima e vento fortes que estava em vigor no arquipélago da Madeira desde quinta-feira.
A chuva que caiu durante a noite não provocou ocorrências relevantes. A informação foi avançada à Antena 1 pelo Serviço Regional de Proteção Civil. A precipitação foi mais intensa nos Prazeres, onde atingiu o máximo de 17,8 litros por metro quadrado. De resto foi uma noite chuvosa de outono.
Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao início da tarde. Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de oeste/sudoeste, por vezes com rajadas até 75 km/h até ao início da manhã, podendo atingir 90 km/h nas terras altas da ilha da Madeira, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) a partir do fim da tarde. Pequena subida de temperatura.
A Quinta Pedagógica dos Prazeres perdeu 70% das receitas este ano. O motivo foi a retirada dos animais, devido às obras previstas para começar no início do ano, mas que ainda não arrancaram.
A designer de interiores, Nini Andrade, foi uma das oradoras convidadas da Web Summit 2024, o maior evento de tecnologia do mundo. Na palestra dirigiu-se especialmente aos jovens, no sentido de acreditar e fazer acontecer os sonhos.
Os incêndios rurais em 2024 correspondem ao valor mais baixo numa década, mas a área ardida foi a terceira maior, totalizando 136.424 hectares (ha), a maioria consumida pelos fogos de setembro, refere o mais recente relatório divulgado.
A Madeira está a partir das nove da noite sob aviso laranja para a chuva forte e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza apela à população para evitar deslocações ao espaço florestal durante o fim de semana.
O Museu da Imprensa, em Câmara de Lobos voltou a acolher a festa infantil do Grémio Literário da Madeira. A iniciativa tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e pela cultura junto dos mais novos .
Os cravos ficaram para sempre ligados à Revolução graças a Celeste Caeiro.
Destes sinistros resultaram 19 feridos ligeiros e um ferido grave.
Um incêndio ocorrido hoje de madrugada numa zona residencial do concelho da Amadora, distrito de Lisboa, destruiu 10 carros, desconhecendo-se a origem do incidente, disse à agência Lusa o comandante da corporação de bombeiros local.
Perante a maior probabilidade de ocorrência de cheias ou desprendimentos de matérias das zonas afetadas pelos incêndios de agosto, as autoridades deixam algumas recomendações à população.
A população residente em Portugal voltou a aumentar no ano passado, pelo quinto ano consecutivo, sobretudo devido ao crescimento migratório, segundo as estatísticas demográficas referentes a 2023, publicadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em setembro de 2024, foram averbados na Região Autónoma da Madeira (RAM) 220 óbitos, valor ligeiramente inferior ao observado em setembro de 2023 (menos 1 óbito; -0,5%). De janeiro a setembro, registaram-se 1 950 óbitos, menos 160 do que no período homólogo (-7,6%).
O observatório já realiza observações e filmagens com um veículo de superfície não tripulado até 300 metros de profundidade.
A forte precipitação em toda a Madeira justifica um aviso laranja do IPMA, entre as 21h00 de hoje e as 9h00 de amanhã.
Na rubrica 'Madeirenses como Nós', hoje conhecemos Clara Nóbrega, futebolista de 21 anos, que há quatro meses trocou o Marítimo por um clube da terceira divisão italiana.
O secretário regional da Saúde considera que não se justifica uma medida de exceção para admitir mais enfermeiros para o hospital João de Almada. A exigência foi do presidente do Sindicato dos Enfermeiros, que deu conta da falta de profissionais na unidade de internamento de longa duração.
O Governo vai avaliar os regimes da adoção e do acolhimento familiar, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que garantiu a gratuitidade na transição da ‘Creche Feliz’ para o pré-escolar.
O atum é a conserva mais produzida em Portugal, representando quase metade do total do setor de enlatados de peixe, mas é também a mais exportada, tendo representado 334 milhões de euros em 2023, e importada, segundo dados da ANICP.