A Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou hoje inquietação com as «tendências preocupantes» relativamente à covid-19, com a aproximação do inverno no hemisfério norte, apelando para a vacinação e a vigilância sobre o vírus.
A partir de amanhã todos os municípios da zona oeste da ilha podem entregar os resíduos na estação de transformação que fica na Meia Légua, na Ribeira Brava. O edifício foi requalificado depois de ser danificado durante o 20 de fevereiro de 2010. Susana Prada, secretária regional de Ambiente, refere que esta requalificação permite uma redução de custos para os municípios.
A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, lançou na passada terça-feira o concurso público para a empreitada de reabilitação de um conjunto de habitações anexas ao Farol de São Jorge, no concelho de Santana, por um valor base de 500 mil euros.
Pelo menos 16 pessoas morreram hoje num bombardeamento russo a um mercado da cidade de Kostiantynivka, no leste da Ucrânia, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na plataforma digital Telegram.
A futebolista Jenni Hermoso apresentou uma queixa no Ministério Público contra o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, que a beijou nas celebrações da vitória da seleção de Espanha no campeonato do mundo deste ano.
O ministro da Educação, João Costa, alertou hoje que Portugal vai precisar de mais de 30.000 professores até 2030, frisando que a docência é uma «profissão com futuro».
África, onde os desastres climáticos afetaram 110 milhões de pessoas e causaram 5.000 mortes em 2022, sofre desproporcionalmente os efeitos do aquecimento global, que agravará a crise alimentar e os conflitos no continente, advertiu hoje a Organização Meteorológica Mundial.
Fátima Aveiro, presidente da instituição, diz que o número representa um decréscimo de 11% face ao primeiro semestre do ano passado.
O papa Francisco expressou hoje na audiência aos fiéis na Praça São Pedro a sua "profunda dor" pelas vítimas do incêndio ocorrido na passada quinta-feira na cidade sul-africana de Joanesburgo, no qual morreram 77 pessoas, incluindo 12 crianças.
O rap é um catalisador e um espaço embrionário do movimento antirracista que se formou em Portugal a partir dos anos 1990, assumindo-se como lugar de denúncia, mas também instrumento de consciencialização, concluiu uma tese de doutoramento.
Em declarações à RTP Madeira o responsável pelo gabinete, João Costa e Silva, acrescenta que a maior parte dos candidatos concorreu à Universidade da Madeira.
O recinto está a ser utilizado há mais de um ano como um local de armazenamento de entulho.
O alerta é de Francisco Oliveira, presidente do sindicato de professores da Madeira, que diz que estão a ser contratados professores sem profissionalização.
O reitor da Universidade da Madeira considera que a região está “num momento decisivo do seu desenvolvimento” e defende uma aposta em áreas estratégicas, apelando aos eleitos de 24 de setembro para que lutem também pelas causas da instituição.
O instituto de plasmas e fusão nuclear, que tem um polo na Madeira, está a tentar produzir combustíveis através do dióxido de carbono da atmosfera. O objetivo é produzir energia limpa. O tema foi discutido num encontro, que decorre ao longo de dois dias no Colégio dos Jesuítas.
A rede de computadores esteve inoperacional por causa de um cabo destruído durante uma obra, o que provocou o adiamento de vários julgamentos em todo o país. Também o Ministério Público, a Judiciaria e o Instituto dos Registos e Notariados foram afetados.
295 candidatos à segunda fase de acesso à universidade recorreram aos serviços do gabinete do ensino superior. A maior parte, concorreu à Universidade da Madeira.
A UMa tem 180 camas disponíveis. 153 já foram atribuídas, mas ainda existem 51 processos por analisar.
A estreia em Portugal do escritor italiano Marco Balzano, com o romance “Eu Fico Aqui”, e o regresso de uma das principais obras de Margaret Atwood, “Olho de Gato”, há muito esgotada, são os destaques da Bertrand Editora, hoje anunciados.
O Sindicato dos Trabalhadores e Aviação (Sitava) acredita que os trabalhadores da Groundforce interessados em sair da empresa ultrapassam os 300 referidos no plano de insolvência da empresa e explicou hoje a situação a alguns trabalhadores num plenário.