É uma informação que consta da mais recente atualização acerca da recuperação de sistemas informáticos do Serviço de Saúde da Madeira. Filipa Freitas, vice-presidente do SESARAM, que recorda que a primeira unidade de saúde a ter acesso total foi o Centro de Saúde de Porto Santo, num processo já completado anteriormente com o acesso generalizado.
O incêndio que ocorreu nas zonas altas da Madeira já foi controlado pelas autoridades competentes.
O degelo marinho está a matar crias de pinguins-imperadores na Antártida, segundo um estudo hoje divulgado que estima a quase extinção da espécie no fim do século a manter-se o ritmo atual do aquecimento global.
Já está extinto o fogo que ao início da tarde deflagrou na zona do Poço da Neve, no Pico do Arieiro. No local, apenas permanece uma equipa dos sapadores do Funchal em vigilância. Uma situação explicada à Antena 1 por José Minas, comandante dos Sapadores do Funchal.
A Associação Comercial e Industrial do Funchal considera que este ano a procura está mais baixa do que ano ano passado. A explicação de José Silva, da mesa do comércio, é a euforia de compras que se verificou o ano passado, pós covid-19.
O terceiro inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) condenado pela morte em 2020 do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk já deu entrada no estabelecimento prisional de Évora para cumprir pena, adiantou hoje a defesa.
Seis serviços hospitalares e quatro centros de saúde concluíram o processo de renovação de certificação de qualidade, atribuído pelo Ministério da Saúde. São os serviços de medicina intensiva, cirurgia cardiotorácica, anestesiologia, ginecologia-obstetrícia, patologia clínica e unidade de cuidados paliativos. Os centros de saúde de Santo António, Machico, Caniço e Ribeira Brava também foram certificados. A certificação é o reconhecimento oficial e público, pela DGS, de que os serviços e unidades do SESARAM cumprem com os padrões da qualidade e segurança, na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.
Muitas pessoas ficaram retidas durante algum tempo na estrada que dá acesso ao Pico do Areeiro devido a um fogo que se propagou depois de um incêndio num carro. Como o local é sempre muto frequentado foi necessário ajudar a retirar as pessoas, como explicou há pouco o comandante dos sapadores do Funchal.
A independência da Ucrânia é assinalada na Madeira com uma caminhada e um concerto no Funchal, ao final da tarde. A marcha é aberta a quem quiser participar. Katerina Leacock afirma que a iniciativa é uma forma de agradecer à população madeirense todo o apoio aos ucranianos que residem na Região. A Ucrânia celebra os 32 anos da independência, quando se cumprem 18 meses da ofensiva militar da Rússia contra o país, que teve inicio a 24 de fevereiro de 2022.
O Governo Regional reabilitou um edifício, na Rua do Seminário, para instalar a Direção de Planeamento e de Recursos, da Secretaria Regional da Educação. É um investimento de 521 mil euros, justificado por Miguel Albuquerque. A Direção de Planeamento e de Recursos gere a manutenção de infraestruturas escolares e de espaços desportivos e o fornecimento de refeições.
O Governo aprovou hoje, em redação final, o decreto-lei que prevê um regime excecional e temporário de reconhecimento de graus académicos estrangeiros em Medicina para efeitos de contratação de médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O comandante da corporação acredita que as vagas vão ser preenchidas. Leonardo Pereira considera que serão necessários ainda mais bombeiros para a corporação de Santa Cruz. Defende que o quadro devia ter 80 profissionais, sendo que atualmente são 57.
Um carro acabou por incendiar-se no Pico do Areeiro. No local já está o helicóptero da Proteção Civil Regional assim como três autotanques dos bombeiros. A estrada do Poiso foi encerrada pela PSP.
Um incêndio de pequenas dimensões deflagra na zona do Pico do Areeiro neste momento. No local já se encontram diferentes corporações de bombeiros.
Hoje conhecemos Carlos Sena Caires, na rubrica «Madeirenses como Nós». É professor de design e diretor da faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José, em Macau.
A imigração portuguesa para o Reino Unido continua em queda, tendo descido 43% nos 12 meses decorridos até junho deste ano, de acordo com estatísticas oficiais publicadas hoje pelo Governo britânico.
O operador de Fukushima Daiichi, a Tokyo Electric Power Company Holdings (TEPCO), anunciou hoje o arranque do lançamento para o oceano das águas residuais radioativas tratadas e diluídas da central nuclear.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o Dia da Independência é celebrado hoje pelo «povo livre» ucraniano, numa altura em que o país enfrenta o 19º mês da invasão russa.
O Presidente da República dirigiu-se hoje em ucraniano ao homólogo Volodymyr Zelensky e militares para assegurar que Portugal vai apoiar sempre a independência do país que há ano e meio está a combater uma invasão russa.