Na Ponta de São Jorge, esta manhã foi alcançada a temperatura de 32,1 graus celsius.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo defende que o futuro do turismo na ilha terá de ser baseado na sustentabilidade. Nuno Batista considera que a «ilha dourada» tem de saber mostrar as suas diferenças em relação a outros territórios. O autarca esteve nas Velas, nos Açores, nas Jornadas Atlânticas de Turismo. Em 2024, as jornadas decorrem na ilha do Sal e em 2025 na ilha do Porto Santo.
São cada vez menos os artesãos que se dedicam a fazer os tradicionais barretes de vilhão, também conhecidos por barretes de orelhas. É a realidade dada a conhecer por Maria da Luz Ornelas, artesã que se dedica a esta arte há mais de 20 anos e que, e que tem dado formação sobre esta arte.
Já está dado como controlado o incêndio florestal no sítio da Madagua, na Ribeira da Tabua, que ontem deflagrou ao final do dia.
Mais de 100 peregrinos partiram esta manhã, pelas 9h00, do Funchal rumo a Machico, para aquela que é umas maiores celebrações religiosas da Madeira, a procissão do Senhor do Milagres. Esta é uma manifestação de fé que acontece todos os anos a 8 e 9 de outubro.
A ACAP – Associação Automóvel de Portugal quer ver contemplado no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) um plano de abate para veículos em fim de vida e a redução das taxas de tributação autónoma em 10%.
Está com grande intensidade e a alastrar, o incêndio florestal no sítio da Madágua, na Ribeira da Tabua, que ontem deflagrou ao final do dia.
Pelo menos 300 pessoas morreram em Israel na sequência do ataque do movimento islâmico Hamas, enquanto pelo menos 313 pessoas palestinianas foram mortas no âmbito da forte contraofensiva aérea do Estado judeu sobre Gaza.
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) propõe que o Orçamento do Estado para 2024 contemple um alívio da carga fiscal para o trabalho suplementar, a isenção da tributação das gorjetas e um incentivo extraordinário à habitação.
A TAP decidiu hoje cancelar os voos previstos para domingo e segunda-feira oriundos ou com destino para Telavive devido à situação que se vive em Israel, segundo uma nota da companhia aérea enviada à Lusa.
Um relatório da UNICEF indica que mais de quarenta e três milhões de crianças foram forçadas a deixar as casas, por causa de desastres naturais. As inundações e tempestades são responsáveis pelo maior número de deslocados. A situação deverá piorar nos próximos trinta anos, podendo o número de crianças afetadas chegar aos noventa e seis milhões.
É oficial, o salário mínimo nacional vai subir para os 820 euros no próximo ano. São mais 10 euros do que o previsto. A revisão do acordo de rendimentos foi anunciada ao final da manhã. CIP e CGTP não assinam o documento.
Em Portugal, cerca de 100 mil pessoas têm problemas com as raspadinhas. Um vício, como qualquer outro, que necessita de tratamento.
O número de mortos causado pelo sismo de magnitude 6,3 ocorrido hoje no oeste do Afeganistão subiu para cerca de 120, e mais de mil pessoas ficaram feridas, segundo um novo balanço fornecido pelas autoridades regionais afegãs.
A Região pode crescer ainda mais na produção de energia eólica mas é preciso ter em conta os impactos ambientais. O alerta é de Aurélio Tavares, o engenheiro responsável por vários parques eólicos da Madeira.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou hoje preocupação com os civis na escalada do conflito entre Israel e os territórios palestinianos e apelou a «todos os esforços diplomáticos para se evitar um conflito de grandes proporções».
A banana da Madeira está este fim-de-semana a ser promovida na Maratona de Lisboa. A iniciativa é da GESBA, que assim pretende reforçar a associação do fruto ao desporto e ativar a marca. Agostinho Serrão, responsável pela comunicação e marketing da GESBA, explica esta participação que já começou com a presença na feira desportiva. A Maratona de Lisboa é este domingo a partir das 8 da manhã, com 25 mil atletas.
Um novo projeto de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis poderá ter como consumidores um grupo privado de hotéis madeirenses. O processo está em fase de análise.