Devido à greve dos pilotos de barra e Portos, a Madeira já perdeu 14 mil passageiros de cruzeiro neste mês de novembro. Dados revelados à Antena 1 pela Presidente da Administração dos Portos da Madeira. Paula Cabaço admite que o impacto tem sido grande, mas a situação podia ser pior. Os Pilotos de Barra e Portos começaram hoje um terceiro período de três dias de paralisação. É convocada pelo Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante e pelo Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante. A paralisação começou às 7 horas e termina depois de amanhã às 7 da manhã. O objetivo é a implementação do direito dos Pilotos de Barra e Portos em antecipar, sem penalização, a idade de reforma para os 60 anos.
A revisão da carreira de técnico superior na administração pública, que deverá ocorrer em 2025, resultará em aumentos salariais diretos para cerca de 40 mil trabalhadores e custará 69 milhões de euros, disse hoje o Governo.
Um homem com 35 anos foi detido em Câmara de Lobos por suspeita da prática do crime de violação, na forma tentada, de uma menor com 17 anos.
As redes sociais e a internet estão a ganhar terreno em relação à televisão tradicional. Em média, os portugueses veem três horas de televisão por dia, mas acompanham as notícias sobre a atualidade nos meios digitais. Hoje é o dia mundial da televisão.
Este ano, a produção de tangerina está em alta. Os vendedores falam num ano bom, com muita produção e de boa qualidade. O calor fez com que a fruta chegasse mais cedo.
A Câmara do Funchal deu início neste ano letivo ao programa municipal de sensibilização ambiental. Uma medida no sentido de sensibilizar a comunidade escolar e encarregados de educação para as questões ambientais. Esta manhã, a autarquia entregou bandeiras verdes a 38 dos 40 estabelecimentos de ensino que participaram no programa Eco-Escolas do Município do Funchal.
A formação percorre vários pontos do país e chega pela primeira ao Funchal. No hotel Meliã, a formação foi frequentada por cerca de 200 participantes de vários setores de atividade.
O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal entende que o anúncio da retirada de um avião da base do Funchal por parte da Ryanair é uma forma de pressionar o Governo Regional a negociar com a ANA Aeroportos sobre as taxas aeroportuárias. A companhia de baixo custo anunciou a retirada de um dos dois aviões da base do Funchal, em 2024.
No dia da televisão ouvimos o depoimento do antigo diretor regional das Florestas, que hoje em dia é uma cara bem conhecida da televisão. Rocha da silva lembra que não tem formação televisiva, mas aprendeu a capacidade de ser espontâneo e genuíno nos vários programas em que participa frente ao pequeno ecrã. Rocha da Silva tem participado em vários programas de divulgação da cultura madeirense, mas a televisão já faz parte do seu percurso, desde os anos 70, quando praticava artes marciais.
A estrada regional 211, que liga a Ponta Delgada a São Vicente, será aberta no próximo verão. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, visitou esta tarde as obras em curso, na sequência dos estragos provocados pelo temporal de 25 de Dezembro de 2020.
Os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e da Comunicação pelas Famílias realizado entre maio e julho de 2023 indicam que 91,5% dos agregados familiares da Região Autónoma da Madeira (RAM) tinham acesso à internet, representando um aumento de 0,7 pontos percentuais (p.p.) em comparação a 2022. A utilização de banda larga atingiu 88,9%, sendo o aumento de 1,7 p.p. face ao ano anterior.
A experiência de três mulheres que são mães e empreendedoras foram partilhadas na iniciativa da Associação Adoro ser Mulher. Uma forma de comemorar o Dia Internacional do Empreendedorismo no feminino.
António Simões volta a publicar um trabalho dedicado aos capelães militares formados durante a guerra do Ultramar. O coronel capelão conta história dos participantes no nono curso, que comemora 50 anos
Há professores, sem habilitação para o ensino, a dar aulas nas escolas da Madeira. O Alerta é do Sindicato Democrático dos Professores. Foi uma preocupação levada a uma reunião com o secretário da Educação.
A ave de rapina águia-caçadeira (circus pygargus) está no «limiar da extinção» em Portugal, depois de nos últimos dez anos ter sofrido uma diminuição de cerca de 80%, concluiu o primeiro censo nacional desta espécie divulgado hoje.
O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública informa que procedeu à identificação de dois cidadãos do sexo masculino, com as idades de 36 e 38 anos, naturais e residentes no Funchal, pelo crime de furto qualificado.
Trinta e oito escolas do Funchal receberam hoje as bandeiras verdes Eco-Escolas relativas ao ano letivo 2022/2023. Os estabelecimentos de ensino galardoados vão desde os jardins de infância até ao ensino secundário. Reutilizar e Reciclar são algumas das palavras de ordem nestas escolas.
A guerra em Gaza já matou 50 jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação em seis semanas, a maioria palestinianos, segundo o último balanço do Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).
O presidente do Sindicato Nacional de Proteção Civil diz que tem havido pressões para que os bombeiros da Madeira não participem no plenário da próxima quinta-feira. Costa Velho promete tomar medidas mais drásticas se tal situação se confirmar. O presidente do Sindicato Nacional de Proteção Civil lembra que o secretário da Saúde voltou atrás na intenção de avançar com o Estatuto do Bombeiro Profissional.
O Sindicato Democrático dos Professores demonstrou hoje ao secretário da tutela a preocupação sobre a diferença salarial entre o público e privado. De acordo com o dirigente António Pinho a diferença salarial pode chegar aos 300 euros pelo que questionou a secretaria sobre as subvenções que são dadas aos privados, mas que depois não são refletidas.