A Marinha vai instalar um sistema de vigilância otica à volta da Selvagem Pequena que será controlado desde o edifício da Autoridade Marítima Nacional, nas Ilhas Selvagens As obras começam nos próximos dias na Selvagem Grande que vai ter também uma lancha anfíbia. O chefe de Estado Maior da Armada está na Madeira e anunciou a actualização da carta hidrográfica das ilhas mais a sul do país.
Quatro regiões da Madeira e do continente apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis 'Elevados', segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Perante a previsões favoráveis a uma ida à praia, e já com as férias escolares a decorrer, a Autoridade Marítima Nacional aconselha aos frequentadores das praias a adotarem uma cultura de segurança ativa, redobrando os cuidados junto à linha de água.
A Direção Regional de Estradas vai fechar a estrada 103, entre o entrocamento com E.R. 201 (Terreiro da Luta) e a Ribeira das Cales, junto ao Portão Sul do Chão da Lagoa, nos dias 10, 11 e 12 de abril, entra as 10h00 e as 18h00.
Chama-se "ProCiv Madeira" e é uma aplicação da Protecção Civil da Madeira para dispositivos móveis que permite salvar vidas. A aplicação permite uma chamada direta ao 112, dando conta do local exato onde se encontra uma pessoa que precise de socorro ou de ajuda. A aplicação foi desenvolvida para o Governo Regional e por uma empresa madeirense, e utiliza a geolocalização.
A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) defendeu hoje o encerramento das pistas do Aeroporto Internacional da Madeira sempre que os ventos ultrapassem os limites máximos impostos para a operação aérea.
Cerca de 20 voos comerciais aterraram no primeiro trimestre deste ano no Aeroporto Internacional da Madeira com vento acima dos limites máximos estabelecidos pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), violando assim as restrições impostas pelo regulador nacional.
O número de hospitais privados aumentou entre 2005 e 2015, revela o Instituto Nacional de Estatística. Enquanto no continente a maioria dos hospitais pertencia ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), na Madeira predominavam os hospitais privados: três hospitais públicos e seis privados.
A Universidade da Madeira poderá ser o primeiro estabelecimento de ensino da região a aderir à plataforma Educast. A ferramenta permite registar conteúdos lectivos que depois são partilhados com os alunos através da internet.
"Um dia pela vida" é o lema da campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro que decorre no Funchal entre até 21 de abril. O objectivo é chamar a atenção para a doença cancerígena que já não é fatal, em alguns casos, e que de acordo com o médico oncologista da Liga, a maioria pode ser tratada quase integralmente na madeira. A reportagem do jornalista Pedro Filipe Costa.
As despesas de saúde do Serviço Regional não constam da introdução automática das declarações de IRS. Uma falha no sistema impediu a comunicação dessas despesas à Autoridade Tributária. Os utentes vão ter de registar as despesas de saúde na declaração de rendimentos.
O secretário Regional da Economia espera que o Governo da República avance com um procedimento intercalar que garanta ligações aéreas entre a Madeira e o Porto Santo, enquanto não avança o concurso público internacional. A atual concessão termina a 4 de Junho, e Eduardo Jesus não esconde a preocupação em relação à garantia de voos inter-ilhas.
Cerca de 600 alunos de várias escolas secundárias da região iniciaram ontem a viagem de finalistas. Partiram para Punta Umbria, em Espanha. Antes de embarcarem, os estudantes foram alertados para os perigos dos comportamentos de risco.
Na Madeira registam-se cerca de 100 a 150 novos casos de cancro por ano. Ainda assim não há listas de espera para a cirurgia do cancro da mama.
No próximo mês, o Governo Regional disponibiliza ao público a Casa de Abrigo da Rocha do Navio, sendo esta a sexta 'casa' a ser colocada para uso público pelo governo. A secretária do Ambiente, Susana Prada, inaugurou ontem a casa anexa do Lombo do Mouro.
Virgílio Varela, o capitão que liderou a unidade militar do malogrado "golpe das Caldas", dois meses antes do 25 de Abril de 1974, morreu na terça-feira aos 79 anos, disse hoje à agência Lusa uma fonte familiar.