700 viaturas estiveram em exibição no "Madeira Classic Car Revival". Um evento que atraiu muitos visitantes à baixa do Funchal.
O submarino da Marinha Portuguesa, NRP Arpão, esteve no porto do Funchal para assinalar o centenário dos ataques dos submarinos germânicos à cidade, no decurso da I Grande Guerra (1914-18), nos anos de 1916 e 1917.
O Navio da República Portuguesa "Douro" vai substituir a partir de julho o navio Zaire, na missão que a Marinha Portuguesa desenvolve nos mares do arquipélago da Madeira. A informação foi adiantada no sábado, no dia em que a Marinha apresentou às autoridades regionais o trabalho hidrográfico que está a ser feito na região.
Três anos depois da cedência da fortaleza do Pico à região, a Marinha continua a pagar 30.000 euros por mês de renda dos militares. A despesa era para ser temporária até ser encontrada uma alternativa. O governo regional diz que as relações com a Marinha são as melhores e garante que o assunto será resolvido em breve.
Por tipologias, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos para o total do país foi de 1.161 euros/m2, mais sete euros/m2 face ao mês anterior (variação de 0,6%). A Madeira e os Açores apresentaram aqui os maiores aumentos (1,1% e 2,9%), fixando-se o valor médio de avaliação em 1.232 euros/m2 e 1.086 euros/m2, respetivamente.
Foram menos 6 toneladas do que na última campanha. As 26 toneladas agora angariadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome, na Madeira, vão chegar a 28 instituições, que representam perto de 10 mil pessoas que precisam de ajudar alimentar.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e o Secretário Regional dos Assuntos parlamentares deslocam-se à Venezuela na próxima terça-feira. Os protestos nas ruas repetem-se e a comunidade portuguesa não esconde a preocupação. Entretanto o governo venezuelano proibiu as televisões de transmitirem os protestos em direto.
A onda de solidariedade em nome de uma Venezuela melhor voltou a sentir-se na Madeira. Dezenas de pessoas participaram em mais uma marcha de protesto. Os manifestantes denunciam o aumento do número de mortos por falta de medicamentos e alimentação. O governo de Nicolás Maduro voltou a ser contestado.
Projeto RS4E, Road Show for Entrepreneurship junta 99 alunos das escolas madeirenses.
A Associação da Comunidade de Imigrantes Venezuelanos na Madeira, Venecom, tem neste momento uma centena de pedidos de ajuda de emigrantes regressados à região. Os dirigentes foram ouvidos na Comissão de Política Geral e retrataram aos deputados uma situação dramática que se agrava de dia para dia.
Em Portugal, uma em cada dez pessoas sofre de distúrbios da tiróide, mas a maior parte dos casos está ainda por diagnosticar. No Dia Mundial da Tiróide vale a pena referir que os sintomas são muitas vezes confundidos com os de outras doenças, pelo que os doentes são sujeitos a terapias e medicações erradas.
A adesão à greve nacional de hoje da Função Pública oscila entre os 50% e os 55% na Madeira, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da Região Autónoma da Madeira (STFPRAM).
A Madeira não tem capacidade para receber todos os emigrantes na Venezuela que queiram regressar, mas o Governo Regional não vai fechar as portas a ninguém, afirmou hoje, no Funchal, o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus.
Os governos dos Açores e da Madeira chegaram hoje a acordo para a reciprocidade nos serviços regionais de Saúde, o que vai permitir que os açorianos atendidos na Madeira não paguem e vice-versa.
Dois homens, um espanhol e um uruguaio, começaram hoje a ser julgados no Tribunal de Instância Central da Comarca da Madeira, na sequência de um caso de tráfico de droga que resultou na apreensão de 588 quilos de cocaína.
Com base na avaliação das últimas três ou quatro épocas balneares, foram encontradas quatro praias com classificação má, mais uma que no ano anterior, ou seja, com situação de incumprimento do objetivo da diretiva comunitária. "Trata-se de duas zonas balneares no Funchal (Gorgulho e Poças do Gomes -- Doca do Cavacas), uma na Figueira da Foz (Praia do Forte) e uma em Ílhavo (Jardim de Oudinot)", lista a Zero que considera fundamental avançar medidas que resolvam rapidamente os problemas de contaminação que afetam estas águas balneares.
O Teatro Municipal Baltazar Dias acolheu a primeira de cinco sessões temáticas sobre a cidade do Funchal, na antecâmara do Período de Discussão Pública do Novo Plano Diretor Municipal. Rute Afonso, Cristina Pereira e João Favila falaram de "Reabilitação Urbana". Nas próximas semanas as conferências são sobre a Mobilidade Urbana (6 junho), a Sustentabilidade e Riscos (19 junho), o Planeamento Urbano (27 junho) e o Turismo (4 julho).