Sociedade

Pai de jovem suspeito de matar adepto do FC Porto constituído arguido por agressão
O pai do suspeito de matar um adepto do FC Porto durante os festejos do título de campeão nacional, foi hoje constituído arguido por agressões à vítima, disse à agência Lusa fonte policial.

Regulador bancário da África Central proíbe criptomoedas
A Comissão Bancária da África Central (COBAC), entidade reguladora do sistema bancário dos seis países da região, proibiu a utilização de criptomoeda nas transações financeiras, semanas após a República Centro-Africana adotar a ‘bitcoin’ como moeda oficial.

Madeira prevê apoiar 1.400 famílias na habitação com recurso a 136 milhões de euros
O Governo da Madeira prevê investir 136 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar 1.400 famílias na habitação, indicou hoje a empresa pública do setor, apontando para a construção de 783 fogos até 2026.

Putin diz que alargamento da NATO só é problema com colocação de armas
O Presidente russo, Vladimir Putin, assegurou hoje que a adesão à NATO da Finlândia e da Suécia não é um problema para a Rússia, mas que passará a sê-lo se incluir a colocação de armas no território desses países.

Idosa com demência esteve a noite toda perdida (áudio)
Uma mulher, com 68 anos, diagnosticada com demência, esteve toda a noite perdida e foi localizada esta manhã na Levada do Rei, em São Jorge. Paulo Leme, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Santana, confirma que o alerta do desaparecimento foi dado pela Proteção Civil, ontem, por volta das 9 da noite.

Região segue determinações europeias em relação à 4ª dose da vacina contra a covid-19 (áudio)
Herberto Jesus, diretor regional de saúde, confirma que já estão a ser vacinadas as pessoas idosas e de grupos de risco. São cerca de 10 mil, os beneficiários da 4ª dose , numa primeira avaliação.

Marinha entregou à PJ fardo de droga encontrado nas Selvagens (áudio)
Durante a missão do navio patrulha Mondego foi detetado e recolhido um volume com haxixe, na Selvagem Pequena, junto à zona da rebentação. A droga e a embalagem serão agora analisadas em laboratório, como explicou à antena 1 Ricardo Tecedeiro, o coordenador regional da Polícia Judiciária.

Portugal atribuiu quase 37 mil proteções temporária e um terço são menores
Portugal atribuiu até hoje quase 37.000 proteções temporária a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, dos quais um terço foram a menores, segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Período pós pandemia pode ser de recuperação para ciência
A ministra da Ciência e Ensino Superior considerou hoje que o período pós-pandemia pode ser “uma nova fase de recuperação” para o setor e que a sociedade ficou “mais atenta” por causa da covid-19.

Moscovo considera um erro grave a adesão da Suécia e Finlândia à NATO
As candidaturas da Suécia e da Finlândia à NATO, em reação à ofensiva russa contra a Ucrânia, constituem um "grave erro", declarou hoje o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Riabkov.

Brasileiros ajudam a colmatar falta de nadadores-salvadores em Portugal
A falta de nadadores-salvadores portugueses para a vigilância das praias é uma dificuldade de "há muitos anos", a nível nacional, que tem vindo a ser colmatada com a contratação de estrangeiros, principalmente brasileiros.

Universidade alemã cria primeira formação para habilitar futuros professores de português
A Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz, Alemanha, vai oferecer, já a partir de outubro, uma formação académica para habilitar professores de língua portuguesa para poderem lecionar em escolas secundárias.

Casos de demência com agitação aumentaram 3,9% em seis anos nos hospitais
Investigadores do Porto e de Coimbra concluíram que, entre 2010 e 2015, os casos de demência com agitação comportamental aumentaram 3,9% nos hospitais portugueses, um “desafio global” que “reforça a importância de se identificar e tratar precocemente” estas situações.

Marcelo Rebelo de Sousa em Díli de quinta a domingo na sua primeira visita
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar pela primeira vez Timor-Leste entre quinta-feira e domingo, por ocasião dos 20 anos da restauração da independência e da posse de Ramos-Horta como chefe de Estado timorense.

Dezenas a caminhar no Caminho Real 23 (vídeo)
A Associação do Caminho Real da Madeira voltou a organizar o percurso do Caminho Real 23, depois de uma paragem devido à pandemia. O evento começou na Ponta Delgada e terminou em Santana. Foram oito dias de trilho acompanhados pela jornalista Sandra Azevedo.

Em memória das vítimas da SIDA (vídeo)
A Madeira associa-se à vigília internacional em memória das vítimas da SIDA. O evento decorre na Praça do Município

Evitar acesso ao 1.º ano a crianças com menos seis anos (vídeo)
Evitar a entrada das crianças com menos de 6 anos no primeiro ano de ensino foi uma das ideias defendidas no workshop Crescer. A imaturidade e a complexidade dos currículos estão entre as razoes apontadas pelos especialista

Detetado e recolhido fardo com haxixe na ilha Selvagem Pequena
Durante a missão do navio de patrulha costeiro Mondego, da Marinha Portuguesa, à ilha Selvagem Pequena, no arquipélago da Madeira, foi detetado esta tarde um pacote suspeito com cerca de 40 kg, junto à zona de rebentação. O objeto foi recolhido para o navio e confirmado, por um agente da Polícia Marítima, que seguia a bordo, que no seu interior contém material estupefaciente, nomeadamente haxixe.

Madeirenses sentem-se seguros de… máscara (vídeo)
Acabou este domingo o uso obrigatório de máscara em espaços fechados mas muitos madeirenses preferem mantê-la , por uma questão de maior segurança. Nas igrejas e espaços comerciais eram, esta manhã, mais as pessoas com máscara do que sem ela.

Madeirenses continuam cautelosos (áudio)
No primeiro dia sem obrigação de utilizar máscara a opinião dos madeirenses divide-se. Muitos conhecem as exceções a esta nova liberdade; são os casos dos transportes públicos, farmácias e unidade ligadas à saúde. Nos outros espaços fechados "cai" máscara. A Antena 1 foi ouvir a opinião dos madeirenses. Há quem saúde esta decisão, mas outros preferem ser cautelosos e vão continuar a usar proteção.