O enredo do programa teve início no Monte, onde os seis concorrentes souberam pelo júri composto por Leif Mannerström, Marcus Aujaley e Mischa Billing, qual seria o desafio para os próximos dias.
Posto isto, os concorrentes experienciaram a descida em carros de cesto e dirigiram-se ao Mercado dos Lavradores, onde se encontraram com o Chef Benoit Sinthon, do Restaurante Il Gallo D’Oro, com duas estrelas Michelin, e jurado convidado de um dos episódios rodados na Madeira.
“Foi neste local que absorveram o conhecimento sobre os produtos locais, nomeadamente a fruta, os legumes e o peixe”, explica a Associação de Promoção da Madeira, que colaborou com a produção do programa.
Os concorrentes visitaram a Blandy’s Wine Lodge, onde tiveram oportunidade de provar os vários tipos de vinho Madeira. Depois de conhecerem um pouco da Madeira e da sua gastronomia, foram divididos em dois grupos, de três participantes cada, e desafiados a confecionar uma refeição utilizando produtos locais. Este primeiro desafio decorreu no Hotel Cliff Bay e contou com a colaboração do Chef Benoit, que foi também convidado a degustar os pratos confecionados pelos concorrentes e a eleger a melhor refeição. A melhor equipa passou imediatamente à fase seguinte, enquanto que a outra teve de submeter-se à eliminatória. O segundo desafio foi filmado na Fajã dos Padres, onde foi possível, uma vez mais, destacar os produtos locais, bem como a paisagem do local.
Para Roberto Santa Clara, Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira, esta é uma ação que irá contribuir para a consolidação da estratégia de comunicação da Madeira, neste mercado, e que irá, não só “mostrar a riqueza dos nossos produtos, bem como a diversidade da nossa gastronomia – sendo este um tema bastante relevante para o mercado sueco, consideramos que esta ação irá ajudar a reforçar o posicionamento da Madeira neste segmento”.
As filmagens foram feitas maioritariamente no exterior.
De acordo com a Associação de Promoção da Madeira, a Suécia é um mercado de “extrema importância para o destino, devido à preponderância que tem como emissor de turistas no período de inverno, contribuindo de uma forma decisiva para a redução da sazonalidade”.
Sveriges mästerkock é um programa sueco de culinária baseado na versão britânica original do MasterChef. O primeiro episódio foi exibido a 12 de janeiro de 2011 na TV4, sendo esta já a 9ª edição, que fará a sua estreia neste canal, na segunda semana de janeiro. O episódio rodado na Madeira será transmitido cerca de dois meses depois.