A Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP) traz pela primeira vez à Madeira a iniciativa que pretende familiarizar os mais pequenos com o meio hospitalar. De 17 a 21 de julho, o Museu de Imprensa da Madeira em Câmara de Lobos, vai virar um “hospital” temporário, dedicado ao público mais novo.
O Hospital dos Pequeninos consiste num projeto infantil para ajudar as crianças em idade escolar a perder o medo da visita ao médico e de proporcionar aos estudantes da Área da Saúde e Ciências da Vida (Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Psicologia, Medicina Dentária, entre outras áreas) envolvidos uma preparação para o trabalho com crianças na sua vida profissional futura.
Trata-se de um “Hospital Modelo” em que as crianças levam os seus brinquedos preferidos (os doentes) ao hospital, para lá serem tratados.
O Hospital dos Pequeninos adota uma infraestrutura semelhante à de um hospital real. Tudo isto para que a criança conheça os elementos constituintes de um hospital e se familiarize com o que lá é feito. Passando pela sala de espera, de triagem e de tratamento, as crianças têm de explicar os sinais e sintomas do “doente”, ouvir e compreender o diagnóstico, e aplicar os curativos.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui, e custam 2 euros, sendo que a partir do dia 13 de julho passam a custar 3 euros até à véspera do dia do bilhete. No próprio dia, não será possível adquirir bilhete.