A Casa de Saúde S. João de Deus está a organizar a IIª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira, que terá lugar nos dias 06 e 07 de Outubro de 2016, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no centro da cidade do Funchal, dando assim continuidade a um trabalho de formação, reflexão, partilha de experiências à muito trilhada pela instituição na continuada intervenção, pesquisa, investigação e procura de respostas de excelência técnica e científica, conducentes às melhores praticas, segurança e qualidade assistencial que desenvolve.
O Evento pretende contribuir para uma reflexão alargada, aberta e transversalmente participada ao nível dos profissionais de saúde, da área social, educativa, da família, acerca das problemáticas próprias à saúde mental e dos contextos sociais de hoje, das suas dificuldades, nomeadamente dos impactos muito vividos pelas Pessoas portadoras de distúrbios mentais ao nível pessoal, suas famílias, ao nível social, laboral, das instituições que operam nesta área, parcerias e trabalho em rede.
Pretende assinalar de forma comemorativa e de ação, o Dia Mundial da Saúde Mental 2016,
A Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) considera a saúde mental uma prioridade das sociedades e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.
Estudos da Direção Geral de Saúde e outros mostram que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. A incidência e a prevalência de consumos excessivo de álcool, o uso actual de drogas novas, as dificuldades da economia do país e das regiões, das instituições, os elevados índices do desemprego e as fragilidades das famílias, constituem indicadores preocupantes para o presente e para o futuro.
O tema do Dia Mundial da Saúde Mental 2016 é: "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos"; este ano a campanha mantém a discussão sobre a Dignidade em Saúde Mental (temática já avançada o ano anterior, 2015) e promove a reflexão sobre os primeiros cuidados psicológicos em saúde mental em situações de crise.
Este evento formativo dirige-se a todos os profissionais da área da saúde, da área social, bem como a profissionais das áreas do ensino e educação especial e familiares. A participação é gratuita, sendo o evento financiado através da responsabilidade social da Casa de Saúde S. João de Deus – Funchal, que presentemente concluiu 94 anos de serviço na área da saúde mental nesta Região Autónoma e seus parceiros que com ela operam.