O Governo Regional da Madeira "sinalizou e planeou" um conjunto de intervenções ao nível das infraestruturas rodoviárias para "melhorar a circulação e a segurança dos utentes", informou hoje o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.
"Em algumas intervenções vamos ter apoio comunitário, nomeadamente do Fundo de Coesão Europeu, e outras serão financiadas por uma dotação adicional que foi afeta à região na sequência dos incêndios de agosto de 2016", disse o governante, que tutela as Infraestruturas e Obras Públicas.
Sérgio Marques deslocou-se hoje às zonas altas do Funchal, para assinalar a reabertura do Caminho dos Pretos, uma importante estrada regional que atravessa uma área considerável de floresta, sendo também uma via de grande interesse turístico.
"A estrada sofreu uma importante intervenção, nomeadamente nos taludes sobranceiros, onde estivemos a libertar material que podia correr o risco de cair para a via pública", explicou, vincando que as obras surgiram na sequência dos incêndios de agosto de 2016 e só agora terminaram.
Os trabalhos de estabilização dos taludes contaram com a colaboração de equipas da Guarda Nacional Republicana e a intervenção ao nível da asfaltagem e reparação de muros foi executada com recurso aos meios próprios da Direção Regional de Estradas.
"Por isso, acabámos por não gastar um cêntimo nestes trabalhos", disse Sérgio Marques, sublinhando, no entanto, que há ainda "muito trabalho" para fazer em termos de melhoria da segurança das infraestruturas rodoviárias.
LUSA