O arquipélago da Madeira vai estar representado na Oceans Business Week (OBW), em Lisboa, centrando a aposta na divulgação das "características únicas" que o distinguem no panorama nacional e internacional.
O subdiretor regional para os Assuntos do Mar, Manuel Ara, disse hoje à agência Lusa que a presença da região neste evento pretende potenciar o arquipélago "como o único a ter regiões marinhas protegidas reconhecidas pelo Conselho da Europa", levando para o efeito o slogan "Madeira afirma Portugal no Atlântico".
A OBW é um evento internacional no domínio da economia do mar que irá decorrer de 02 a 04 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa, organizado pela Fundação AIP com o apoio do Ministério do Mar.
"A Madeira é, destacadamente, o mar português mais profundo, um santuário de biodiversidade, um dos melhores locais do atlântico para observar cetáceos e que, só em números, são 200 mil visitas ano", sendo ainda "a maior região de produção em piscicultura do país", além de ter "o maior registos de navios português e ter o maior porto de cruzeiros", destacou Manuel Ara.
A relevância da participação da região é evidenciada pelos principais objetivos associados ao evento, nomeadamente "o aumento do contributo da economia do mar no crescimento, modernização e sustentabilidade da atividade económica, a criação de oportunidades de negócio e de emprego com captação de investimento para atividades relacionadas com a economia do mar e a promoção da Investigação e Desenvolvimento e Inovação".
O programa da OBW contempla, entre outras iniciativas, conferências sobre portos, mar e segurança, aquacultura, Investigação & Desenvolvimento, indústria marítima, Mar2020, energias renováveis, turismo e cultura.