A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, em parceria com a Direção Regional de Agricultura, irá promover, entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro, uma campanha de recolha de resíduos de produtos fitofarmacêuticos obsoletos.
Neste âmbito, nas datas referidas, todas as pessoas que possuam produtos fitofarmacêuticos obsoletos poderão proceder à sua entrega nos seguintes locais:
Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas do Funchal – CAPA;
Centro de Abastecimento Hortofrutícola de Santana – CASAN
Centro de Abastecimento Hortícola da Santa – CASA;
Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres – CAPRA;
Centro de Abastecimento Hortícola da Ponta do Sol – CANHAS;
Centro Experimental do Farrobo na ilha de Porto Santo.
Refira-se que esta iniciativa se insere na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction – EWWR).
A EWWR é a maior campanha da Europa de sensibilização e consciencialização para o tema da prevenção de resíduos. Este ano a DRAAC orientou uma das suas campanhas para os pequenos agricultores, consciencializando-os para a gestão adequada destes resíduos.
A campanha vem ainda materializar a execução de uma das medidas preconizadas na Estratégia Resíduos Madeira relativa à remediação de passivos ambientais. O passivo ambiental, associado à deposição de resíduos perigosos em locais inadequados, pode constituir riscos para a saúde pública e para os ecossistemas, pelo que é premente a implementação de ações que, como esta, permitam minimizar os riscos de contaminação das nossas águas e solos, e que se encontrem estratégias que garantam a prevenção de geração de fontes de contaminação e de potencial degradação do meio ambiente.”
O que são estes resíduos?
Resíduos de Excedentes/Obsoletos de produtos fitofarmacêuticos – são resíduos inutilizáveis contidos em embalagens cheias ou já abertas de produtos fitofarmacêuticos, que existam armazenadas nas explorações agrícolas e cuja autorização de venda esteja cancelada e prazo para aplicação cultural já tenha expirado.
Neste âmbito, todas as pessoas, mais concretamente os Agricultores, e também entidades públicas/privadas que possuam produtos fitofarmacêuticos (PF’s) excedentes/obsoletos poderão proceder à entrega dos referidos produtos, sem qualquer custo, na rede de Centros de Abastecimento (CA’s) da Região e ainda no Centro Experimental do Farrobo na ilha de Porto Santo, atribuindo um destino final adequado a estes resíduos.
No manuseamento, acondicionamento e transporte dos PF’s excedentes/obsoletos até ao ponto de retoma, recomenda-se especial cuidado uma vez que são resíduos perigosos. Colocar os PF’s excedentes/obsoletos em caixas plásticas, baldes ou outros que evitem derrames no transporte.
Aquando da entrega dos PF’s excedentes/obsoletos, será entregue um comprovativo das embalagens e quantidades que foram entregues.