Os objetivos da Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Oral (ERPSO) e, em particular, os do Programa ‘Madeira a Sorrir’, estiveram em foco na iniciativa, nomeadamente, a diminuição da prevalência e da incidência das doenças orais na população.
"Este programa, que estamos a aplicar na Madeira, da saúde oral é um programa muito importante, porque visa, no fundo, concretizar em termos de cuidados primários, no que diz respeito à saúde oral, estes princípios: prevenir, fazendo uma avaliação sistemática, designadamente na juventude e nas crianças, introduzir hábitos de vida saudável, com a prática da limpeza dos dentes e a diminuição do consumo de açúcar", afirmou Miguel Albuquerque.
O programa ‘Madeira a Sorrir’, inserido na estratégia global para a promoção da saúde oral, abrange 7 mil crianças do ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo da Região, com recurso a uma equipa composta por dez médicos dentistas e três higienistas. Para além da promoção da saúde oral, o programa visa igualmente educar e capacitar os mais novos.
Este programa teve início em 2016 e “em termos de cárie conseguimos já uma diminuição de cerca de 22%", sinalizou o presidente do Governo Regional.
"O ‘Madeira a Sorrir’ dá-nos bons motivos para sorrir, mas, evidentemente, também acarreta para todos nós, em particular, para os profissionais, uma grande responsabilidade, porque o grande objetivo agora é fazermos o reforço do investimento nesta área, por forma a abarcarmos, do ponto de vista da prevenção, o maior número ou a totalidade da população juvenil e crianças da Região Autónoma da Madeira”, concluiu Miguel Albuquerque.