O Conselho de Governo autorizou esta tarde a abertura de concurso público internacional para a concessão de serviços de transporte marítimo regular, através de navio ferry entre a Madeira e o continente. Foi aprovado o caderno de encargos e o programa do concurso, sendo que o encargo anual máximo é de 3 milhões euros, assegurados pelo orçamento da Região. O governo madeirense reserva assim 9 milhões de euros para 3 anos para concretizar uma das promessas para este mandato.
Na reunião do executivo foi também decidido criar a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados com vista ao lançamento do projeto regional de coordenação e acompanhamento da estratégia de operacionalização da Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região.
Foi ainda autorizada a celebração de um contrato-programa com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação – a ARDITI, no valor 300 mil euros. O objectivo é a criação de um Fundo para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na Região para desenvolver projetos no âmbito da ciência e tecnologia, integrados no Sistema Regional de Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.
Outra das decisões foi designar como novo Conselheiro da Diáspora pela Venezuela, Paulo de Susa Aljustrel.