"Com esta campanha queremos transmitir à população da Região Autónoma da Madeira que, de uma forma organizada e mais abrangente, vamos ter resultados cada vez mais objetivos e correspondentes a mais ganhos em saúde", afirmou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, durante a apresentação do projeto no Funchal.
"Mais Verão… Sem Drogas 2018" é uma iniciativa do Instituto de Administração da Saúde que se realiza pelo segundo ano e visa atuar na prevenção e na dissuasão de comportamentos de risco relacionados com o consumo de substâncias psicoativas pelos jovens, no decurso dos mais de 200 arraiais e festivais na Madeira durante o período de verão.
O projeto envolve diversas entidades, nomeadamente forças policiais, juntas de freguesia, câmaras municipais e associações empresariais, de modo a promover a redução da disponibilidade de substâncias psicoativas ilícitas no mercado e a garantia de que a venda seja feita de forma segura e não indutora de consumo nocivo.
A Secretaria Regional da Saúde considera que este é um "modelo de resposta integrada" e destaca a importância do envolvimento dos empresários na promoção da "venda segura" de álcool e tabaco nos restaurantes, bares e supermercados.
No ano passado, segundo dados avançados por Pedro Ramos, a campanha “Mais Verão… Sem Drogas” abrangeu 11 mil pessoas, contou com a participação de 150 estabelecimentos comerciais e foram feitas diversas intervenções por parte das forças policiais, do que resultaram 2.930 condutores testados.
LUSA