A Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje, por unanimidade, três processos de reabilitação de edifícios no centro histórico da cidade, no âmbito de um programa de isenções e benefícios fiscais, informou a vice-presidente da autarquia.
Idalina Perestrelo explicou, no final da reunião camarária, que a deliberação resulta da aplicação do programa ARU – Área de Recuperação Urbana, que visa incentivar a reabilitação do centro histórico do Funchal, concedendo aos proprietários dos imóveis benefícios ao nível dos impostos, taxas e licenças municipais.
"É uma medida extremamente positiva, porque incentiva os munícipes a pegarem nos seus prédios e a reabilitar para uso próprio ou para arrendamento", disse a autarca, sublinhando que é uma "boa forma" de estimular a fixação de pessoas no centro.
A Câmara Municipal aprovou também o processo de reabilitação de um edifício camarário, igualmente localizado na baixa citadina, através do qual pretende dar o exemplo à população.
"Pensamos que com estes procedimentos estamos a incentivar e estamos realmente a verificar que a reabilitação está a ocorrer", salientou Idalina Perestrelo.
C/Lusa