A Força Aérea informou que realizou, no dia 28 de março, dois resgates médicos urgentes em navios, em menos de 12 horas, ao largo do Arquipélago dos Açores e do Arquipélago da Madeira
A primeira ativação para o resgate de um tripulante, de 44 anos e nacionalidade inglesa, que navegava a bordo do cargueiro “ANVIL POINT”, com pavilhão do Reino Unido, a 270 km da Ilha Terceira, Açores, aconteceu durante a tarde.
Um EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 4, Ilha Terceira, Açores, pelas 15H10 locais, para efetuar o resgate do tripulante, suportado por um C-295M, onde regressou pelas 17H50 locais.
O segundo resgate ocorreu já no período da noite, a 314 km da ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira. Uma senhora, de 68 anos e nacionalidade inglesa, precisou de assistência médica urgente a bordo do navio de passageiros “VALIANT LADY”, com pavilhão das Bahamas, e foi resgatada por um EH-101 Merlin, pela 01H00 local.
Após o resgate, foi transportada para o Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3), no Porto Santo, onde aguardava uma ambulância que a encaminhou para uma Unidade Hospitalar. A acompanhar o resgate esteve sempre um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”.