Metade dos incêndios florestais que acontecem na União Europeia, ocorrem em Portugal.
Profundamente preocupado, John Gallo, decidiu em 2015 iniciar uma série fotográfica focada na floresta ardida, na herança que fica para as próximas gerações, com o objetivo de criar uma obra que tivesse um papel fundamental na sensibilização para a preservação da natureza e para a prevenção dos incêndios, indo completamente ao encontro daquilo que é a sua visão enquanto fotógrafo. http://johngallo.co.uk/black-forest.html
Floresta Negra é um livro de fotografia, é um website, é uma campanha de sensibilização e educação. É um hino à natureza e aos heróis que a protegem. O Livro é o primeiro passo deste movimento e está em crowdfunding (financiamento colaborativo) até 22 de Novembro em http://ppl.com.pt/pt/prj/floresta-negra. O restante projeto viverá exclusivamente do apoio de entidades públicas ou privadas tanto no que diz respeito ao seu financiamento, como também à difusão das atividades.
Todos os apoiantes desta causa receberão uma recompensa pela sua contribuição, que pode ser um original presente de Natal, como por exemplo o livro Floresta Negra assinado pelo autor e com um agradecimento público ao apoiante.
“Com Floresta Negra, o objetivo não é apenas prestar uma homenagem a todos os que combatem os incêndios
florestais, especialmente Bombeiros e Proteção Civil (…), mas também chamar a atenção da opinião pública para esta catástrofe. (…) Este é um exercício conceptual, longe do estilo de cobertura jornalística, longe das chamas espetaculares que tudo queimam e que tudo iluminam. De certa forma, o resultado final é um hino à natureza – um “quase conceito”, onde as plantas carbonizadas e árvores petrificadas partilham a morte connosco; silencioso, longo e doloroso requiem postmortem que só pode ser cantado pela natureza e raramente compreendido por seres humanos. Nestas fotografias não há escala, tão só a escala da natureza, a escala da extinção.” John Gallo
Floresta Negra é também um projeto de angariação de fundos, os montantes angariados para além do
financiamento dos custos do projeto, serão atribuídos à Liga dos Bombeiros Portugueses.
John Gallo é um fotógrafo português que tem sido distinguido internacionalmente desde 1998. Em 2015 foi-lhe atribuído o galardão Joan Wakelin Award pelo jornal britânico The Guardian em parceria com a Royal Photographic Society. O trabalho “Pilgrims” deste autor foi considerado um dos melhores de 2016 publicados pelo Público/P3.