A Diocese do Funchal comunicou esta manhã o falecimento do Padre Manuel de Nóbrega, no Hospital dos Marmeleiros. Tinha 89 anos de idade, e era natural da freguesia do Curral das Freiras.
O Padre Nóbrega, assim conhecido, era um especialista da natureza e da botânica, sendo responsável pela integração no Jardim Botânico do património de História Natural do Seminário Diocesano do Funchal. Descobriu exemplares botânicos, como as duas plantas vasculares, e uma espécie protegida a nível mundial. Em sua homenagem, duas das espécies, endémicas da Madeira, descobertas pelo mesmo, foram descritas como Nobregae laetinervis e Fissidens nobreganus.
Foi nomeado coadjutor de Santa Cruz a 21 de novembro de 1955, e Pároco de Santo António da Serra a 5 de novembro de 1956. Foi nomeado Coadjutor do Estreito de Câmara de Lobos, a 1 de agosto de 1957, e Pároco do Faial a 3 de outubro de 1958. Foi nomeado Pároco da Quinta Grande a 1 de agosto de 1964, tendo sido dispensado da paroquialidade a 25 de setembro de 1992, por motivos de saúde. Em 1998 foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa.
A cerimónia fúnebre será presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho, na quinta-feira, 26 de outubro, às 11h00, na Igreja Paroquial de São Martinho, seguida de funeral para o Cemitério de São Martinho. O corpo estará em câmara ardente a partir das 9h45.