Os “Estágios de Verão” do CQM vão decorrer nos laboratórios de investigação do Centro de Química da Madeira. O objectivo desta iniciativa é promover um primeiro contato com as atividades científicas.
Estes estágios destinam-se a estudantes do 1º ciclo de Bioquímica e dos 2os ciclos em Bioquímica Aplicada, e de Nanoquímica e Nanomateriais da Universidade da Madeira (UMa), bem como a estudantes de outras universidades das áreas de Bioquímica, Química ou áreas relacionadas.
As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 8 de junho, através do formulário disponível em https://cqm.uma.pt.
No ato da inscrição, os candidatos deverão indicar o estágio que pretendem frequentar (1ª escolha) e, caso o desejem, podem ainda selecionar um estágio alternativo (2ª escolha), tendo em atenção que não podem repetir o estágio ou o supervisor do(s) ano(s) anterior(es).
A lista de candidatos será divulgada a partir do dia 12 de junho na página web do CQM.
Segunda edição dos estágios de verão no M-ITI arranca em junho
Também o Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira (Madeira-ITI) tem aberto, até meados de junho, o concurso para admissão de estudantes para a segunda edição dos estágios de verão.
Os estágios são disponibilizados no âmbito de projectos de investigação em desenvolvimento no Madeira-ITI e são direccionados a todos os alunos de licenciatura e mestrado das várias áreas do conhecimento.
Os alunos podem ser provenientes de qualquer universidade, quer seja da Madeira, de Portugal Continental ou até mesmo de universidades internacionais.
As inscrições decorrem até o dia 13 de junho.
Na edição anterior, o Madeira-ITI acolheu 24 jovens estudantes com idades compreendidas entre os 19 e 30 anos, a maior parte provenientes de licenciaturas ou mestrados da Universidade da Madeira, mas contou também com alunos internacionais e de Portugal Continental.
Os jovens colaboraram directamente com investigadores no âmbito de variadas áreas, desde a saúde, energia, interfaces móveis, multimédia, sensores wireless, psicologia, comunicação, turismo e robótica.
O arranque dos estágios está previsto para 18 de junho e têm a duração de três meses. Os estagiários são apoiados com uma bolsa mensal de 385 euros. O número de vagas está limitado à dotação orçamental existente para o efeito.
Toda a informação relativa aos estágios de verão está disponível no website do M-ITI: https://www.miti.org/summerinternships18.