Já a EB do Juncal, em Leiria, e a EB do Ramalhal, em Torres Vedras, foram as escolas que ficaram em 1.º e 2.º lugar, respetivamente.
Uma visita virtual ao supermercado (disponibilizada a todas as turmas) foi o mote para o enunciado lançado às escolas participantes: como tornar a ida ao supermercado um comportamento mais sustentável? Neste 2º. desafio, os mais novos foram convidados a tornarem-se “professores da sustentabilidade” e explorar a organização do supermercado, escolhas saudáveis e sustentáveis, e a partilhar o seu conhecimento com as respetivas comunidades escolares e famílias.
Os alunos da Escola EB1/PE do Estreito da Calheta realizaram várias pesquisas no âmbito da Política dos 3 R´s, onde surgiram trabalhos manuais e cartazes informativos que foram expostos na sala de aula. Realizaram ainda outras atividades onde exploraram a alimentação saudável e a reciclagem e criaram, por sugestão dos alunos, um lembrete em forma de poema ilustrado para oferecerem aos encarregados de educação para colocarem na porta do frigorífico.
As famílias acompanharam e comentaram o desenvolvimento de todas as atividades que iam sendo feitas na aula, diariamente, através de uma plataforma partilhada.
Todos os trabalhos foram sujeitos a uma avaliação por parte do júri – um representante da Escola Missão Continente, da consultora Sair da Casca e da Direção Geral da Educação -, em função dos conteúdos, envolvimento das crianças, originalidade, criatividade e multidisciplinaridade. É também avaliada a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, privilegiando o forte envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos.
Nesta 5.ª edição da Escola Missão Continente estão inscritas 437 escolas de todo o país e mais de 40.000 alunos estão a participar em todas as atividades do programa, que foi adaptado ao contexto de pandemia em que vivemos.
O Programa Escola Missão Continente visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou o uso excessivo do plástico.