Os seis casos importados são da Região de Lisboa e Vale do Tejo (4), Região Autónoma dos Açores (1) e Alemanha (1), a que se juntam os 142 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, a assinalar que 69 pessoas se encontram hospitalizadas, com 66 na Unidade Polivalente e 3 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19. Há outras 57 pessoas que cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.
No total, há 283 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 2 239 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
No que respeita a vigilância de viajantes, 5 145 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
Relativamente aos testes de PCR para despiste de COVID-19 no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos, há a reportar um total cumulativo de 149.623 colheitas para teste à COVID-19. As amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, para teste de PCR ascendem a 255 413.
Hoje há mais 66 casos recuperados a reportar. A Região passa a contabilizar 1930 casos recuperados de COVID-19.
Desde que começou a pandemia, a Madeira contabilizou 3639 casos confirmados de COVID-19 no território regional.