O livro tem coordenação de Leonor Martins Coelho, docente da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa e Diretora de curso do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares.
A nota de abertura (“Pensar as insularidades”) é da autoria de Dominique Faria, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores.
Com 112 páginas, a obra reúne um conjunto de artigos, assinados por Irene Lucília Andrade (“Um fogo discreto”), Leonor Martins Coelho (“A Ilha e o Mundo na escrita de Irene Lucília Andrade”), Ana Isabel Moniz (“Ilhas, Identidade e Sujeito Insular”), Rui Guilherme Silva (“Imaginações da paisagem madeirense em As Ilhas Desconhecidas e A Corte do Norte”), Lélia Pereira Nunes (“Mulher da Ilha: o cerco do mar e da terra”), Sílvia Gomes (“Representações da Ilha em Alfredo de Freitas Branco: afetos, paisagem e identidade madeirense”) e Susana Caldeira (“A Mulher Ilhoa na Rota das Migrações – o caso especial do Hawaii”).
Com este primeiro volume, pretende-se contribuir para a reflexão em torno dos Estudos Insulares e dar a conhecer, de um ponto de vista comparativo e multidisciplinar, várias abordagens que dialogam com a Ciência das Ilhas.
O Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares foi criado em 2018 e junta três Universidades Insulares (Madeira, Açores, Córsega) e uma instituição universitária central com um extenso historial de estudo das realidades insulares (Instituto INALCO – Paris), em torno da temática das ilhas.