A valorização e a dignificação dos enfermeiros juntou dois sindicatos na auscultação dos profissionais na Madeira.
O Sindicato dos Enfermeiros da Região e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses quiseram reunir contributos daqueles profissionais para a revisão da carreira que vai ser negociada com o Governo da República. Existem duas reivindicações que se destacam das auscultações que têm sido feitas em todo o país, como sublinha o presidente da estrutura nacional, José Carlos Martins.
O papel do enfermeiro tem assumido cada vez maior importância na máquina da saúde em Portugal e, apesar de ainda não ser devidamente valorizado pelo poder político, José Carlos Martins destaca o reconhecimento por parte de uma população cada vez mais dependente dos cuidados de enfermagem.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Região reitera que o reconhecimento da população não é acompanhada pelos Governos. Juan Carvalho dá como exemplo o incumprimento do Governo da República na promessa de elaboração do protocolo negocial.
Enquanto os sindicatos a nível nacional se batem pela revisão da carreira, a estrutura regional tenta também algumas conquistas por via da regionalização da saúde.
O Sindicato dos Enfermeiros da Madeira, a par do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, promoveu este sábado o fórum sobre a Revisão da Carreira de Enfermagem.