“Realizámos teleconsultas e mantivemos as consultas presenciais essenciais para dar acompanhamento aos doentes crónicos”, disse o governante madeirense, no âmbito de uma visita que realizou aos Centros de Saúde da Ribeira Brava e Santo António (Funchal) para agradecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde durante a pandemia.
Pedro Ramos mencionou que “no mês de abril, em plena pandemia Covid-19, foram realizadas 41.548 consultas médicas (4.956 presenciais e 36.592 não presenciais) e 33.247 sessões de enfermagem (8.739 presenciais e 24.508 não presenciais) nos centros de saúde”.
Também apontou que se assiste a um “reforço da resposta que está a ser dada à população, na fase da retoma gradual e responsável da atividade clínica nos centros de saúde”, depois de os profissionais de saúde das diferentes áreas terem tido “um papel empreendedor nos cuidados de saúde primários na resposta à Covid-19”.
Pedro Ramos salientou que nesta primeira fase de retoma da atividade clínica gradual, na área dos cuidados de saúde primários, será dada prioridade aos doentes com patologia clínica a necessitarem de cuidados de saúde.
“Temos de intensificar os meios para chegar às pessoas”, sustentou.
"Alguns centros de saúde afetos ao Concelho de Ribeira Brava, nomeadamente o da Serra de Água e Campanário, já disponibilizaram à população, desde o dia 18 de maio, mais tempos de consultas médicas presenciais”, exemplificou.
No que diz respeito ao Centro de Saúde da Freguesia de Santo António, “a resposta à população foi também reforçada, com a criação de mais uma resposta específica para os utentes com situações agudas, através de uma consulta médica e de enfermagem das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira”.