Na informação hoje divulgada, o município do Funchal refere que o responsável e a Vice-presidente do executivo camarário estiveram na sede do departamento do Ambiente para “acompanhar o início da entrega de máscaras reutilizáveis a todos os colaboradores da autarquia que estão ao serviço, começando pelas equipas de recolha de resíduos”.
"No total, investimos 100 mil euros na proteção e segurança daqueles que estão na linha da frente do combate à Covid-19 no Funchal, quer estejam em funções operacionais na rua, como é o caso dos colaboradores do Departamento de Ambiente e das Águas do Funchal, quer mantenham as suas tarefas administrativas na autarquia”, disse o presidente Miguel Silva Gouveia.
O responsável adiantou que “todos os trabalhadores terão direito a duas máscaras e as aquisições incluíram, ainda, viseiras, óculos, luvas, fatos, desinfetantes e termómetros de infravermelhos, entre outros materiais essenciais que serão usados com prontidão".
Miguel Silva Gouveia complementou ser "fundamental que todos os colaboradores se sintam seguros a fazer o seu trabalho".
Também indicou que a Câmara do Funchal está a tentar encontrar “soluções que permitam fazer testes à Covid-19 aos trabalhadores que desempenham funções essenciais”, tendo efetuado um pedido nesse sentido ao secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira e “avalia também possibilidades de aquisição externa” deste material.
“A Câmara Municipal do Funchal preza profundamente o contributo destes grandes profissionais e de todos aqueles que não podem ficar em casa e respondem presente quando a cidade mais precisa, e foi esse reconhecimento que tive oportunidade de lhes transmitir", concluiu Miguel Silva Gouveia.
A partir de hoje, por determinação do Governo Regional da Madeira é obrigatório o uso de máscaras em todas as atividades que impliquem contacto direto com o público.