A deputada regional do PSD e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Fernanda Cardoso foi hoje eleita presidente da Comissão de Inquérito à Unidade de Medicina Nuclear do Serviço Regional de Saúde (Sesaram).
O deputado e presidente do grupo parlamentar do JPP, Élvio Sousa, é o vice-presidente da comissão; a deputada do PSD Josefina Carreira a secretária e o deputado do PSD João Paulo Marques relator.
Carlos Rodrigues (PSD), Eduardo Jesus (PSD), Mário Pereira (CDS-PP), Roberto Almada (BE) e Vítor Freitas (PS) são os vogais eleitos.
A comissão realiza a sua primeira reunião na quinta-feira, pelas 15:00.
A comissão de inquérito, requerida pelo grupo parlamentar do PSD/Madeira, tem um prazo máximo de funcionamento de 120 dias.
Uma investigação da TVI, transmitida na semana passada, divulgou que o Hospital do Funchal encaminha pacientes para fazer exames de medicina nuclear numa clínica privada, enquanto a sua própria unidade de medicina nuclear, inaugurada em 2013, está "praticamente parada".
A reportagem referiu que a unidade foi "construída e equipada com dinheiros públicos e financiamento comunitário", tendo sido alvo de uma investigação do Organismo Europeu Antifraude (OLAF), que concluiu existirem "irregularidades no uso dos dinheiros comunitários", pelo que "vai exigir à Madeira que devolva uma parte das verbas".
LUSA