O concurso tem por objetivo aumentar as vendas do comércio local, por via do aumento da atratividade das lojas da Baixa da cidade. A Câmara do Funchal e a ACIF juntam-se, assim, mais uma vez, no sentido de promover a decoração de vitrines e/ou fachadas dos estabelecimentos comerciais, reservando prémios aos melhores concorrentes.
A primeira edição do concurso de vitrinismo decorreu no Natal de 2016. Desde então, a CMF e a ACIF têm mantido duas edições anuais do mesmo, no Natal e na Festa da Flor, concretizando uma medida prevista no Programa Municipal de Revitalização de Comércio e Serviços, criado pela CMF.
A Autarquia sublinha a importância desta iniciativa, não só no embelezamento das ruas nestas alturas especialmente simbólicas mas, sobretudo, pela importância da decoração das vitrines/montras para uma maior dinâmica de vendas, com especial atenção à componente da procura turística.
As candidaturas decorrem entre 2 e 18 de abril e devem ser feitas nos sites da CMF e ACIF.