Em caso de dúvida, agricultores e compradores podem enviar e-mail para @cm-camaradelobos.pt ou ligar para a Câmara através do 291 911 080.
Uma operação complexa, montada em tempo recorde, pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos em coordenação com a Secretaria Regional da Agricultura, Junta de Freguesia de Câmara de Lobos e GESBA.
O Centro de Transferência do Carmo, implementado no âmbito da operação “Compre a Câmara de Lobos”, funcionará nos dias úteis, no horário compreendido entre as 08h30 e as 17h30.
Regras de Funcionamento:
· O produtor deverá ter um comprador identificado no exterior da cerca sanitária de Câmara de Lobos.
· Após contactado o comprador e acordada a venda, o comprador deverá enviar uma guia de compra para o correio eletrónico compreacamaradelobos@gmail.com com a identificação do agricultor a quem adquire os produtos, bem como uma lista discriminada dos produtos e respetivas quantidades adquiridas.
· Após o envio da mensagem eletrónica, o agricultor ou comprador deverá contactar o número 916 400 004 para agendar a hora de descarga da mercadoria no centro de transferência.
· Os produtos deverão ser entregues de acordo com o horário agendado, devendo o produtor permanecer sempre dentro do veículo durante toda a operação de descarga.
· Depois de rececionados, os bens agrícolas passarão por um processo de higienização com produtos recomendados para uso alimentar de forma a garantir a sua segurança higieno-sanitária.
· Os produtos serão depois colocados em viaturas da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da GESBA e encaminhados para o Mercado Abastecedor de São Martinho onde o comprador poderá levantá-los.
Leonel Silva, Vereador com o pelouro da Agricultura, informou que: “O Centro de Transferência do Carmo irá manter-se operacional durante todo o período de duração da cerca sanitária.
É uma medida excecional que, dados os constrangimentos de circulação provocados pela imposição da cerca sanitária de Câmara de Lobos, procura dar uma resposta às revindicações justas dos agricultores da freguesia de Câmara de Lobos.
Desta maneira garantimos que os produtos não se perdem na terra, que o rendimento dos agricultores não seja afetado de sobremaneira e que os Madeirenses não sofrerão com um aumento do preço das frutas e verduras, que a sua escassez poderia provocar.”
Por fim Leonel Silva deixou um agradecimento a todos os envolvidos nesta operação: “aos colaboradores da autarquia, à Secretaria Regional da Agricultura, à Junta de Freguesia de Câmara de Lobos e á GESBA, por tornarem possível a operacionalização em tempo recorde de uma infraestrutura logística desta envergadura”
Esta operação estima abranger um universo de cerca de 100 agricultores e bananicultores da freguesia de Câmara de Lobos.