A iniciativa foi hoje apresentada e é promovida pela Casa do Povo de Santo António, no âmbito do Projeto Crescer +, contando também com apoio do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais.
"A freguesia tem muitas instituições ligadas a idosos e, agora, achámos por bem desenvolver iniciativas para crianças", disse o presidente da Casa do Povo, Eduardo Baptista, explicando que, em 2019, vai entrar em funcionamento um centro comunitário com capacidade para 30 jovens.
O Projeto "Crescer +" é direcionado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e respetivas famílias e pretende promover a "convivência e a formação para a participação e cidadania", bem como o desenvolvimento de competências empreendedoras e de autonomia.
A primeira iniciativa consiste num batismo de voo para 15 crianças, que foram selecionadas através do Centro de Segurança Social de Santo António, do Centro Comunitário de Santo Amaro e do Clube de Futebol Andorinha.
"Vamos levar miúdos que nunca andaram de avião a Lisboa, onde vão visitar o Jardim Zoológico e o Oceanário", explicou Eduardo Baptista.
A secretária regional da Inclusão e Assuntos Socais, Rita Andrade, que é a madrinha do batismo de voo, considerou, por seu lado, que a iniciativa é "brilhante" e um exemplo de "verdadeira inclusão social".
"É fundamental perceber desde cedo que estamos num mundo global e estas crianças jamais vão esquecer o dia em que fizeram a primeira viagem de avião", disse.
A governante indicou, por outro lado, que o executivo concebeu um total de 500 mil euros de apoios às casas do povo em 2017, sendo que está prevista a duplicação das ajudas este ano.
LUSA